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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Buenópolis
Joaquim Felício
Catoni
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-1996)
JOAQUIM FELÍCIO
(antiga TABUM e EMBAIAÇAIA)
Município de , MG
Município de Joaquim Felício, MG
Linha do Centro - km 945,425 (1928)   MG-3456
Altitude: 640 m   Inauguração: 19.04.1921
Uso atual: restaurada (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tabum (Tabua?) foi inaugurada em 1921, próxima à "garganta do Cruzeiro". Pouco depois tomou outro nome, Embaiaçaia, córrego próximo. Em maio de 1923, já tinha o nome atual, Joaquim Felício.

A
bela estação, de uma arquitetura singela, estava abandonada em 2008 e em ruínas, junto a um pequeno povoado, fora da área urbana do município que lhe dá o nome. Em 2020 estava já restaurada e em bom aspecto externo, pelo menos.

1921
AO LADO:
Previsão de abertura da da estação (O Estado de S. Paulo, 25/2/1921).

1921
AO LADO: Notícia da inauguração da estação. Acabou sendo ibuaurada quase um mês depois do previsto (Correio Paulistano, 6/3/1921)

1923
AO LADO: Mudança de nome para o atual (O Estado de S. Paulo, 30/5/1923)

ACIMA: É, realmente, antigamente se sabia construir estações. Mesmo quase cem anos depois, o prédio abandonado ainda é belo (Foto Gutierrez L. Coelho, 20 de outubro de 2008).

(Fontes: Décio Marques; Gutierrez L. Coelho; O Estado de S. Paulo, 1923; Correio Paulistano, 1921; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 12/2003. Foto Décio Marques

Bela estação. Foto Gutierrez L. Coelho, em 20/10/2008

A estação. Foto Gutierrez L. Coelho, em 20/10/2008

A estação restaurada em 2020. Foto José de Almeida
   
     
Atualização: 13.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.