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RFFSA (1997)
FCA (1997-1998) |
CALSETE
Município de Sete Lagoas, MG |
Ramal de Calsete - km 6 |
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MG-0378 |
Altitude: 762 m |
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Inauguração: 1997 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1987 |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
de Sete Lagoas foi aberta em 1997 para desviar o tráfego ferroviário
de dentro da área urbana da cidade de Sete Lagoas. Nesta altura,
a FCA já era a responsável pela operação
das linhas na região. Junto com a variante construiu-se um
ramal para a nova estação de Calsete. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Calsete foi inaugurada em 1997. Foi construída pela RFFSA
e situa-se num pátio de carregamento de calcáreo e gusa e é a ponta
de um ramal da linha principal (ex-Linha do Centro, que a partir de
Calsete, desapareceu com a construção de uma
variante).
O nome Calsete origina-se de uma grande empresa
de siderurgia (gusa) de Sete Lagoas. O pátio foi construído
para atendê-la.
O trecho é remanescente da antiga linha do Centro
que passava pela estação antiga de Sete Lagoas,
que foi erradicada nos anos 1990 a partir do final daquele pátio,
mais precisamente antes da passagem de nível que se segue a
ele (a qual cruza a estrada que liga Sete Lagoas a Prudente
de Morais e região).
Em 2011, depois de usada apenas por um
ano pela FCA, estava abandonada. Aqui era onde a Vale pegava minério
de ferro de caminhões na linha interior.
Também era
aqui o último ponto da bitola mista entre aqui e o último
ponto onde as grandes locomotivas como as DDM45´s, as BB´s e as Dash
podiam rodar.
A estação estava abandonada em 2014, mas os
trens ainda iam ali para pegar minério de ferro, carvão
e ferro.
ACIMA: A estação em 2014 (Foto Julio Alves).
(Fontes: Pedro Paulo Rezende; Gutierrez Lhamas Coelho) |
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Estação de Calsete, em 2003. Foto Gutierrez Lhamas
Coelho |
Estação de Calsete, em 27/3/2011. Foto Pedro Paulo
Rezende |
A estação em 2014. Foto Julio Alves |
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Atualização:
29.06.2021
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