A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Matias Barbosa
Cedofeita
Mestre Ivo
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

Linha do Centro - 1931
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Dom Pedro II (1875-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
CEDOFEITA
Município de Matias Barbosa, MG
Linha do Centro - km 256,333 (1928)   MG-0414
Altitude: 519 m   Inauguração: 30.12.1875
Uso atual: abandonada (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cedofeita foi inaugurada em 1875. O nome foi dado em homenagem ao Conde de Cedofeita, Henrique
ACIMA: A estação, ainda a original, de Cedofeita em 1935 (Foto Eurico Pedroso Filho - acervo Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso). ABAIXO: Túnel 20 da Linha do Centro, sob a antiga estrada União e Indústria, próximo a Cedofeita, em 30 de dezembro de 2010 (Foto Gutierrez L. Coelho).

Coelho de Souza, agente consular de Portugal em Juiz de Fora. Em 1928, ainda existiam, cem metros à frente da estação, as ruiínas de sua casa. Em Cedofeita, vê-se claramente a decadência do prédio da estação, submetido a toda sorte de depredação e vandalismo. Embora seja um prédio, a meu ver, erguido pela RFFSA, principalmente em função do antigo trem Xangai, é triste vê-lo se acabando irremediavelmente. Da estação primitiva, demolida em data indeterminada e sabe-se lá por quais motivos, a longa plataforma de pedra é a única testemunha de que ali se assentava uma estação ferroviária maior e diferente (ver fotografia acima, de 1935). Em 2010 a área tinha uso múltiplo, recreação (quadra), bares (daquele tipo comum no interior, o conhecido "copo sujo") e um




AO LADO: Acidente com o Noturno Mineiro em Cedofeita em 1922 (A Rua, 27/12/1922)
estacionamento. Quanto aos moradores nem sequer contavam com uma passarela, todos atravessavam pela linha, perigo constante.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Eurico Pedroso Filho; Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Albino Esteves: Álbum de Juiz de Fora, 1915)
     

A estação de Cedofeita em 1915. Foto do Álbum de Juiz de Fora, de Albino Esteves

A estação em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Cedofeita em 2001. Foto Jorge A. Ferreira

A estação de Cedofeita em 2003. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 4/10/2009. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 30/12/2010. Foto Gutierrez L. Coelho
     
Atualização: 10.11.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.