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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Lobo Leite
Crockat de Sá
Burnier
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1897-1975)
RFFSA (1975-1996)
CROCKAT DE SÁ (antiga BOCAINA)
Município de Ouro Preto, MG
Linha do Centro - km 491,750 (1928)   MG-1335
Altitude: 1.016 m   Inauguração: 03.11.1897
Uso atual: abandonada (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali construída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação chamava-se Bocaina quando foi inaugurada, em 1897.

Mais tarde recebeu o nome de Crockat de , homenageando João Crockat de Sá Pereira de Castro, diretor da EFCB em 1891. O prédio ainda estava de pé em 2010.


AO LADO: Biografia de Crockat de Sá ( Folha de S. Paulo, anos 1960).



1906
AO LADO:
Acidente próximo a Crockat de Sá, no km 493 (O Estado de S. Paulo, anos 1960).
(Fontes: Robson Daniel; Marcelo Lordeiro; Folha de S. Paulo, 31/10/1961; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação de madeira, em foto do início do século 20. Foto cedida por Marcelo Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ

A estação em 2010. Foto Robson Daniel
 
     
     
Atualização: 11.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.