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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Camilo Prates
Eng. Pires e Albuquerque
Glaucilândia
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1925-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENG. PIRES E ALBUQUERQUE
Município de Bocaiúva, MG
Linha do Centro - km 1.073,894 (1928)   MG-3208
Altitude: 655 m   Inauguração: 01.09.1926
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Pires e Albuquerque foi inaugurada em 1926. Em 2005, estava de pé, mas já sem metade do telhado, abandonada: ficava no distrito de Alto Belo, no município de Bocaiúva. "A estação não pode ser utilizada para outros fins como quer a administração municipal local porque a FCA alega não ser seguro o trânsito de pessoas no entorno ferroviário, pois as linhas estão ativas com o transporte de cargas" (Alberto Fernandes de Oliveira, 11/2005).

Em 2010, já havia sido demolida.



1932
AO LADO:
Terremoto na estação (O Estado de S. Paulo, 27/5/1932).
(Fontes: Rafael Candido de Souza; Alberto Fernandes de Oliveira; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A estação de Engenheiro Pires e Albuquerque, em 2005. Foto Alberto Fernandes de Oliveira

Em 2010, a estação já estava demolida. Foto Rafael Candido de Souza
 
     
     
Atualização: 28.04.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.