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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Bocaiuva
Camilo Prates
Eng. Pires e Albuquerque
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAMILO PRATES
Município de Bocaiuva, MG
Linha do Centro - km 1.056,834 (1928)   MG-3350
    Inauguração: 01.09.1926
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Camilo Prates foi inaugurada em 1926, segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960. Porém, na revista O Malho de 22/3/1924 ela já constava inaugurada com esse nome (portanto, dois anos antes). É possível que a data de 1926 tenha sido considerada como a inauguração dos trens definitivos e regulares para Montes Claros. Quanto ao nome Jequetaí, citado por

ACIMA: Parte do município de Bocaiuva nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o de sul a norte e com pelo menos cinco estações na linha (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960).
Max Vasconcellos
em 1928, deve ter sido o nome adotado durante o projeto e construção da linha. Camilo Prates foi um político mineiro da época. Hoje o prédio está abandonado, segundo Alberto Fernandes de Oliveira: "A estação não pode ser utilizada para outros fins como quer a administração municipal local porque a FCA alega não ser seguro o trânsito de pessoas no entorno ferroviário, pois as linhas estão ativas com o transporte de cargas". Não tenho fotografias atuais do local.
(Fontes: Alberto Fernandes de Oliveira; O Malho, 1924; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Camilo Prates em 1924. O Malho, 23/3/1924
     
     
Atualização: 31.03.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.