A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Chapéu D'Uvas
Ewbank da Câmara
Sérgio de Macedo
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

Linha do Centro - 1931
...
 
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
EWBANK DA CÂMARA
(antiga TABÕES)
Município de Ewbank da Câmara, MG
Linha do Centro - km 310,059 (1928)   MG-0178
Altitude: 776 m   Inauguração: 12.10.1890
Uso atual: Biblioteca pública (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tabões foi inaugurada em 1890.

Aparentemente o nome se conservou por muito pouco tempo, substituído pelo do de Ewbank da Câmara, diretor da E. F. Dom Pedro II nos anos de 1880.

Desde cerca de 2004 a estação estava sendo usada em 2013 como centro cultural e biblioteca do município. Ao fundo, existia uma gruta que permanecua iluminada à noite (pode ser vista na foto de 10/2006, abaixo, entre dois dos postes da cobertura da plataforma).

1934
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 19/1/1934).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação: Vias Brasileiras de Communicação,1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Ewbank, em 2002. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 07/2002.
Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 10/2006. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 02/2009.
Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 30/12/2013. Foto Gutierrez L. Coelho
 
     
Atualização: 28.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.