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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Dias Tavares
Chapéu D'Uvas
Ewbank da Câmara
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Dom Pedro II (1877-1889)
E. F. Central do Brasil (1894-1975)
RFFSA (1975-1996)
CHAPÉU D'UVAS
Município de Juiz de Fora, MG
Linha do Centro - km 303,255 (1928)   MG-0412
Altitude: 705 m   Inauguração: 01.02.1877
Uso atual: abandonada (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Chapéu D'Uvas foi inaugurada em 1877. Seu nome seria uma alteração do nome primitivo, Chapetuva.

Servia, em 1928, ao povoado de Paula Lima, na época, um distrito do município de Juiz de Fora.

A estação estava em 2003 em reforma para abrigar um posto policial e um centro comunitário.

"A Prefeitura de Juiz de Fora iniciou mas não concluiu as obras de restauração da estação. Está neste estado há pelo menos 2 anos, porem, graças aos deuses protetores do combalido e quase inexistente patrimônio ferroviário brasileiro, ainda não foi invadida. Legal mesmo é o dístico, "Chapeo" - tomara que o restaurador, caso retomado o trabalho, não o retire, num gesto insano. Uma boa opção para fotos de material antigo. Tem muitos vagões por lá, inclusive os auto-trem da RFFSA" (Gutierrez L. Coelho e Pedro Paulo Resende, 01/2007).

Em 2010, a estação estava de novo em reforma e, em 2013, estava de novo abandonada em meio à reforma.


ACIMA: Dístico de Chapéu D'Uvas ainda existia, estilizado e em relevo, em 2010. Milagre... (Foto William Inkamp Martins, 1/2010).

AO LADO: Acidente com o Rápido Mineiro na estação em 1939 (O Estado de S. Paulo, 23/8/1939).
(Fontes: William Inkamp Martins; Jorge A. Ferreira; José H. Buzelin; Manoel Monachesi; Gutierrez L. Coelho, Pedro Paulo Resende; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928)
     

A estação em 1915. Foto do Álbum de Juiz de Fora de Albino Esteves, 1915. Reeditado pela FUNALFA em 1989. Foto cedida por Manoel Marcos Monachesi.

A estação em 12/1999.
Foto José Emilio Buzelin

A estação em 01/2001. Foto Jorge Ferreira

A estação em 01/2001. Foto Jorge Ferreira

A estação em 10/2006. Foto Jorge A. Ferreira

Caixa d'água no pátio da estação em 10/2006. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 1/2010. Foto William Inkamp Martins
   
     
Atualização: 20.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.