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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Vaca Selada
Marísia
Augusto de Lima
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1956-1975)
RFFSA (1975-1996)
MARÍSIA
Município de
Linha do Centro - km 883,240 (1960)   MG-3516
Altitude: 504 m   Inauguração: 25.08.1956
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Marísia foi inaugurada em 1956. "Marisia: esta estação foi um desafio à parte; para chegar ao local da vila, isto em dezembro de 2003, foram uns 5 km fora da rodovia. Depois de muita chuva, crianças querendo me vender um tatu e quebrar um cana de uma adutora, fui ajudado por um morador que me mostou a direção correta a seguir. Fiquei surpreso ao encontrar aquele local tão isolado e os locais também - o que faria aquela pessoa aqui em nossa vila? Virei atração para as crianças que brincavam pelas ruas de terra. Perguntei sobre a estação e um rapaz me indicou o local e para minha surpresa a estação ainda estava de pé e até que em um estado razoável de conservação" (Décio Marques, 09/2006).
     

A estação em 2003. Foto Decio Marques
   
     
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.