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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Antonio Olinto
Montes Claros
Canaci
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2014
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E. F. Central do Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-)
MONTES CLAROS
Município de Montes Claros, MG
Linha do Centro - km 1.115,863 (1928)   MG-0440
Altitude: 638 m   Inauguração: 01.09.1926
Uso atual: estação da FCA (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelmente anos 1960
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Montes Claros foi inaugurada em 1926. A estação já ostentava o novo nome da cidade anteriormente chamada de Tremedal. Setenta anos mais tarde, o tráfego de passageiros cessaria em Montes Claros, que teve esse prédio inicial posto abaixo para a construção de um novo, em data incerta (provavelmente anos 1960-70 pelo estilo do prédio atual. Em 3 de setembro de 1996, numa reportagem publicada dois dias antes da supressão do Trem do Sertão, o trem de passageiros entre Montes Claros e Monte Azul cessaria suas atividades: "Chorado por muitos, esquartejado, reduzido a um fiapo azul desengonçado que a serraria branca escolta pelo caminho, o trem do sertão é um fantasma de si mesmo. Não que tenha conhecido alguma opulência, mas com certeza foi mais útil. Hoje, vagueia entre Montes Claros e Monte Azul, duas vezes por semana para lá, duas vezes para cá, quase envergonhado, débil mesmo. São 239 km de intrínseca decadência, embora ao seu redor nem a seca consiga esconder que a vida penosamente melhorou alguma coisa nesses seus sofridos domínios, nestes últimos vinte anos. Há postes levando luz pelos campos, há uma estrada asfaltada, há gente minimanete trajada e o gado que agora contempla o comboio está razoavelmente gordo, só Deus sabe como. Monte Azul, que dormia pontualmente às dez horas da noite porque os motores a diesel de eletricidade paravam pontualmente nesta hora, com um longo suspiro, agora faz ruidosos comícios a noite inteira, no embate dos 'boca preta' contra os 'boca branca'. Mas este trem é amado, porque nele viaja o sustento de quem produz rapadura, queijo, doce de leite, andu, corante, pinha, tamarindo e umbu para vender no mercado de Montes Claros" (O Estado de Minas, 01/09/1996). O trem, na época de sua extinção, 3 de setembro de 1996, estava custando R$ 2,30, seis vezes mais barato que a viagem de carro, para as sete horas de viagem na segunda classe, de bancos de pau. A primeira classe tinha bancos estofados rasgados e imundos. O carro-restaurante existia, com comida fria e refrigerante quente. A estação de Montes Claros, é hoje (2008) uma base de operações da FCA. O prédio não é o original, tendo sido construído na época da RFFSA, com a demolição do anterior, que em 1957 ainda estava de pé, como mostra uma das fotografias abaixo. O antigo armazém, ao lado da atual estação, está atualmente conservado, no mesmo estilo da estação original, e deve ser transformado em centro cultural.
(Fontes: Alberto de Oliveira Bouchardet; Thomaz Correa; Alberto Fernandes de Oliveira; Rafael Asquini; Pedro Paulo Resende; Wanderley Duck; O Estado de Minas, 1996; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958)
     

A estação na época da inauguração, em 1926. Acervo Wanderley Duck

A estação de Montes Claros nos anos 1930. Acervo Thomaz Correa

O prédio original da estação de Montes Claros, em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958

A plataforma da estação em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

A estação e seus desvios em 2005. Foto Alberto Fernandes de Oliveira

A fachada da estação em agosto de 2008. Foto Rafael Asquini

A estação em 2015. Foto Alberto de Oliveira Bouchardet
   
     
Atualização: 12.10.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.