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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Vespasiano
Nova Granja
Doutor Lund
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2007)
velha nova
NOVA GRANJA

Município de São José da Lapa, MG
Linha do Centro - km 632,440 (1928)   MG-0439
Altitude: 690 m   Inauguração: 01.05.1910
Uso atual: demolida (prédio original)
fechado (prédio atual)
  com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1991
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Nova Granja foi inaugurada em 1910. É realmente uma região onde existem muitas granjas. Em 28/10/1991, foi entregue um novo prédio para a estação, muito próximo dali, questão de metros. Por ali passa atualmente linha de bitola mista (métrica e larga, 1,60m). Em 1985, a RFFSA informava no boletim "Conheça a sua ferrovia" que nesta estação se executava o carregamento de calcário, cal e quartzo para os seguinte clientes: Cia. Sirúrgica Tubarão e AÇOMINAS. O prédio original foi demolido recentemente. "Foi demolida à toa. A plataforma foi destruída em 2001 para a passagem de cabos de fibra ótica. A nova estação situa-se do outro lado da linha, quase de frente para onde ficava a antiga" (Pedro Paulo Resende, 10/2003). A estação foi fechada em

ACIMA: Ordem de demolição para a estação original de Nova Granja, em 1991. Um crime, em termos arquitetônicos e da memória nacional (Cedido por Pedro Paulo Rezende). ABAIXO: Fotografia aérea de 12/2010, mostrando toda a região de Nova Granja (CLIQUE SOBRE ELA PARA VER EM TAMANHO MAIOR). O rio que aparece é o Ribeirão da Mata (Foto Pedro Paulo Rezende).
2007, e a movimentação dos trens passou para a estação de Vespasiano. "Em Nova Granja fechou-se apenas a estação. Era o mais certo. Lá não havia apoio para o pessoal. Era longe de tudo. A maioria do pessoal mora em Vespasiano. Para assumir e deixar o serviço era preciso condução da ferrovia. Mas o que fez a FCA reabrir Vespasiano foi mesmo o movimento aqui na cidade. A fábrica da Soicom recebe dois trens de escória da MRS por dia, mais um de carvão e outro de escoria da FCA. Tem os tanques de LAB da BONI GATX, etc. Nova Granja só tem calcário proveniente dos carregamentos da Itaú e Ical. Agora ficou melhor para o pessoal, porque antes eles estavam sediados lá e passavam o dia todo aqui, manobrando. Agora só vão a Nova Granja quando é preciso levar e buscar vagões na Itaú. Na Ical eles manobram com pá carregadeira. Na formação do trem ao final do dia, usa-se a locomotiva do próprio trem, ou seja, uma Dash ou DDM. Mas o manobrador daqui vai lá ajudar. A estação de Vespasiano dispõe de alojamento grande, já que é sede da via permanente. Com a inauguração da trincheira, o pátio ficou cercado. É mais seguro. Em Nova Granja é tudo aberto e o pessoal ficava meio com medo. Ano passado mataram um rapaz defronte da estação, na madrugada" (Pedro Paulo Resende, 2007).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; José Emílio Buzelin; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; RFFSA: Conheça a sua ferrovia - Treinamento, DECOM-BH, março de 1985; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação antiga, em 09/1989. Na época, o prédio tinha sido recentemente reformado e a estação estava operante. Foi demolida em 1991. Foto José Emilio Buzelin

A estação demolida, em foto sem data. Autor desconhecido

A estação demolida, em foto sem data. Autor desconhecido

Telegrama sobre a mudança para a nova estação, em 1991. Cedido por Pedro Paulo Rezende

A estação nova de Nova Granja, em 14/05/2004. Foto Pedro Paulo Rezende
     
Atualização: 04.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.