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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Doutor Lund
Pedro Leopoldo
Wilson Lobato
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1895-1975)
RFFSA (1975-1996)
PEDRO LEOPOLDO
(antiga CACHOEIRA GRANDE)
Município de Pedro Leopoldo, MG (veja a cidade)
Linha do Centro - km 648,023 (1928)   MG-0521
Altitude: 698 m   Inauguração: 17.06.1895
Uso atual: desconhecido (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pedro Leopoldo foi inaugurada em 1895 com o nome de Cachoeira Grande. Seu nome atual, dado em 1901, foi uma homenagem a Pedro Leopoldo da Silveira, funcionário da E. F. Central do Brasil falecido em 1894. Originalmente um distrito de Santa Luzia, Pedro Leopoldo tornou-se município em 1924. Por ali passa atualmente linha de bitola mista (métrica e larga, 1,60m). Em 1985, a RFFSA informava no boletim "Conheça a sua ferrovia" que nesta estação se executava o carregamento de cimento ensacado e a granel) em gôndolas tipo GFD na média mensal de 27.000 toneladas para os seguinte clientes: Cauê, Ciminas e Mauá pela bitola de 1 metro e 62.000 toneladas na bitola de 1,60 m.
(Fontes: Rogério Cordeiro; Pedro Paulo Resende; Jonathan Sobral; Flavio Francesconi; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Waldemar Corrêa Stiel: História do Transporte Urbano no Brasil, 1984; RFFSA: Conheça a sua ferrovia - Treinamento, DECOM-BH, março de 1985; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1911. Ao lado dela, à esquerda na foto, bonde a tração animal. Foto do livro História do Transporte Urbano no Brasil, de Waldemar Corrêa Stiel, 1984.

A estação em 15/07/2001. Foto Flávio Francesconi

A estação em 01/2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2/12/2006. Foto Pedro Paulo Rezende

A estação em 2013. Foto Rogério Cordeiro
 
     
Atualização: 12.04.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.