|
|
E. F. Central do
Brasil (1945-1975)
RFFSA (1975-1996) |
QUEM-QUEM
Município de Janaúba, MG |
Linha do Centro - km 1.225,246 (1960) |
|
MG-3212 |
Altitude: 504 m |
|
Inauguração: 12.07.1945 |
Uso atual: abandonada (2005) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando
de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído
um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha
principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal
de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final
da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava
o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São
Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980)
até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais
para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola,
de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada
fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra
Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros
e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem
que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para
trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Quem-quem - curioso nome - foi aberta em 1945. Ela fica muito próxima ao rio do mesmo nome, que faz a divisa do município de Janaúba, onde a estação está, com o de Francisco Sá (veja mapa abaixo).
Em 1983,
a conservação do prédio já era ruim (veja
foto abaixo). O trem de passageiros deixou de ali passar em meados
de 1996.
O filme "Outras Estorias", baseado no livro de
Guimarães Rosa e dirigido por Pedro Bial, de 1999, mostrava cenas
na estação. Não sei quando foi feita a filmagem,
pode ter sido feita já depois da desativação
da linha e da estação, entre 1996 e 1999.
Provavelmente
depois de 1996, com adaptações.
A estação
estava abandonada em 2005.
ACIMA: Parte do município
de Janauba nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o
de sudoeste a noroeste e mostrando a estação de Quem-Quem no canto esquerdo inferior do município, às margens do rio do mesmo nome
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
IX, 1960).
ACIMA: A estação de Quem-quem em 1961 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Quem-quem em 1973 (Foto de jornal
- desconhecido).
ACIMA: O trem baiano na estação em
1983 (Do filme "Outras Estorias", 1999).
(Fontes: Alberto Fernandes de Oliveira;
filme "Outras Estorias", 1999; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação de Quem-quem, em 1983. Do filme
"Outras Estorias", 1999 |
A estação de Quem-quem, em 2005. Foto Alberto
Fernandes de Oliveira |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.12.2019
|
|