A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Engenheiro M. Lopes
Quem-quem
Maraúna
...

Linha do Centro - 1931
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Central do Brasil (1945-1975)
RFFSA (1975-1996)
QUEM-QUEM
Município de Janaúba, MG
Linha do Centro - km 1.225,246 (1960)   MG-3212
Altitude: 504 m   Inauguração: 12.07.1945
Uso atual: abandonada (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943?
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando
de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Quem-quem - curioso nome - foi aberta em 1945. Ela fica muito próxima ao rio do mesmo nome, que faz a divisa do município de Janaúba, onde a estação está, com o de Francisco Sá (veja mapa abaixo).

Em 1983, a conservação do prédio já era ruim (veja foto abaixo). O trem de passageiros deixou de ali passar em meados de 1996.

O filme "Outras Estorias", baseado no livro de Guimarães Rosa e dirigido por Pedro Bial, de 1999, mostrava cenas na estação. Não sei quando foi feita a filmagem, pode ter sido feita já depois da desativação da linha e da estação, entre 1996 e 1999.

Provavelmente depois de 1996, com adaptações.

A estação estava abandonada em 2005.


ACIMA: Parte do município de Janauba nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o de sudoeste a noroeste e mostrando a estação de Quem-Quem no canto esquerdo inferior do município, às margens do rio do mesmo nome (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IX, 1960).

ACIMA: A estação de Quem-quem em 1961 (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação de Quem-quem em 1973 (Foto de jornal - desconhecido).

ACIMA: O trem baiano na estação em 1983 (Do filme "Outras Estorias", 1999).

(Fontes: Alberto Fernandes de Oliveira; filme "Outras Estorias", 1999; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Quem-quem, em 1983. Do filme "Outras Estorias", 1999

A estação de Quem-quem, em 2005. Foto Alberto Fernandes de Oliveira
 
     
     
Atualização: 25.12.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.