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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Cordisburgo
Quintino Vargas
Maquiné
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1949-1969)
RFFSA (1969-1996)
QUINTINO VARGAS
Município de Cordisburgo, MG
Linha do Centro - km 752,015 (1960)   MG-0518
Altitude: 704 m   Inauguração: 01.02.1949
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1949 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Quintino Vargas foi inaugurada em 1949.

Dela só restava em 2009 a plataforma ao lado dos trilhos. Lamentavelmente demolida, é uma pena. Perdida no sertão, numa área onde hoje se pratica o reflorestamento com eucaliptos, o que levou a EFCB a construí-la foi a facilitação da circulação dos trens de gado (ver caixa abaixo).

Uma observação nos restos da plataforma mostram uma data: 09/08/1949, que pode ser a data do término das obras seis meses após a inauguração oficial do posto. A caixa d'água tem a data de 11/07/1950.

O nome Quintino Vargas veio mais tarde em data não encontrada.

1949
AO LADO: O posto telegrafico já havia sido inaugurado em 1/2/1949 (O Estado de S. Paulo, 24/2/1949).


(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guias Levi, 1932-80)
     

A plataforma da estação em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho

A plataforma da estação em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho

Na plataforma, a data do fim da obra. Foto Gutierrez L. Coelho
     
     
Atualização: 08.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.