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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Afonso Arinos
Sobragi
Cotegipe
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-1996)
SOBRAGI (antiga ESPÍRITO SANTO)
Município de Belmiro Braga, MG
Linha do Centro - km 238,104 (1928)   MG-0527
Altitude: 453 m   Inauguração: 21.06.1911
Uso atual: centro comunitário (2011)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sobragi, inaugurada em 1911 como Espírito Santo, é a primeira estação da linha do Centro em território mineiro depois da de Afonso Arinos. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil dá a data de abertura como sendo 31/10/1875.

Seu nome atual, dado nos anos 1920, homenageia o Conselheiro Bento José Ribeiro Sobragy, antigo Diretor da E. F. Dom Pedro II.

"Todos os desvios já foram retirados, permanecendo somente a linha principal, de modo a facilitar a movimentação dos trens de minério que retornam vazios pela Linha do Centro. O lugar é demais, um bucolismo raramente visto hoje em dia, bem conservado, limpo, com as casas formando um conjunto bem harmonioso" (Gutierrez L. Coelho, 1/2011).

ACIMA e ABAIXO: Ponte aobre o rio Paraibuna em Sobragi. Terá sido ferroviária? Da linha principal antiga? De algum desvio? Hoje é rodoviária. De acordo com placas metálicas na própria ponte, é escocesa: P. & W. MacLellan Limited - Clutha Works, Glasgow 1906. Ponte Antonio Carlos, 1907 (Fotos Gutierrez L. Coelho).

(Fontes: Jorge A. Ferreira; Cida Oliveira; Gutierrez L. Coelho; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A estação em 2000. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 03/2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 03/2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 03/2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 03/2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 31/03/2007. Foto Jorge Alves Ferreira

Plataforma auxiliar de Sobragi, em 30/12/2010. Foto Gutierrez L. Coelho

Estação de Sobragi, em 30/12/2010. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 2016. Foto Cida Oliveira
     
Atualização: 21.10.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.