A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Paraibuna
Afonso Arinos
Sobragi
...
Saída do ramal de Afonso Arinos: Santa Mafalda
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-1996)
AFONSO ARINOS
(antiga BARRA LONGA)
Município de Comendador Levy Gasparian, RJ
Linha do Centro - km 229,233 (1928)   RJ-1378
Altitude: 353 m   Inauguração: 21.06.1911
Uso atual: depósito da Prefeitura (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1911 com o nome de Barra Longa.

O nome atual surgiu nos anos 1920 como homenagem a Affonso Arinos de Mello Franco, escritor e político mineiro.

É uma estação isolada em território fluminense entre várias estações mineiras. Foi por muito tempo também estação do ramal de Afonso Arinos, antiga E. F. Rio das Flores, que se ligava a Valença.

Logo que os trens deixavam a estação no sentido de Minas, os trilhos cruzavam o rio Preto, entrando em território mineiro definitivamente. O prédio atual, já sem nenhum ramal saindo dele há anos, não é mais o prédio original, tendo hoje linhas modernas.

O edifício original era de madeira e deve ter durado até os
anos 1960: era do mesmo estilo de outras estações da Central, como, por exemplo, a de Honório Bicalho, próxima a Belo Horizonte.

"A estação de Afonso Arinos tem só uma entrada, as demais foram cimentadas. Não está de todo abandonada. Parece servir de depósito a funcionários da prefeitura" (Carlos Latuff, 10/2007).


ACIMA: No antigo pátio da estação de Afonso Arinos, somente resta a linha principal de passagem (Foto Jorge A. Ferreira, 2011).

AO LADO: Afonso Arinos, o homem (Folha de S. Paulo, anos 1960).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1911 até 1980. Ao lado, o trem Rio-Belo Horizonte, que fazia esse percurso. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968. Paravam também trens do ramal de Afonso Arinos (Guias Levi).
(Fontes: Jorge Alves Ferreira; Carlos Latuff; Cláudio Fabiano Kloss; Manoel Monachesi; Folha de S. Paulo, 1/5/1962; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação original de Afonso Arinos. Anos 1950? Acerco Manoel Monachesi

A estação em 2002. Foto Cláudio Fabiano Kloss, cedida por Jorge Alves Ferreira

A estação em 2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 01/2006. Foto Jorge Ferreira
 
     
Atualização: 08.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.