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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Carreira Comprida
Santa Luzia
Ribeirão da Mata
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1893-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTA LUZIA
Município de Santa Luzia, MG
Linha do Centro - km 610,381 (1928)   MG-0526
Altitude: 680 m   Inauguração: 06.04.1893
Uso atual: centro cultural (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Luzia foi inaugurada em 1893, com o nome de Rio das Velhas, curso dágua que corre bem em frente da mesma. Em 2003 a estação abrigava um centro cultural e o armazém, uma oficina de artes e artesanato. Em junho de 2012, um incêndio destruiu parte da estação e fez ceder o telhado.
ACIMA: Desvios para gado no pátio da estação de Santa Luzia (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol XVII, 1959). ABAIXO: Antiga casa do agente da estação em Santa Luzia, em 2003. Já não estava muito bem das pernas, como estará hoje? (Foto Gutierrez L. Coelho).

(Fontes: Pedro Paulo Resende; Gilser; Gutierrez L. Coelho; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol XVII, 1959; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
     

A estação de Santa Luzia em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

A estação de Santa Luzia em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

A estação de Santa Luzia em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

A estação de Santa Luzia em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

A estação em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em abril de 2010. Foto Gilser
     
Atualização: 16.03.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.