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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Santa Luzia
Ribeirão da Mata
Vespasiano
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1915-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIBEIRÃO DA MATA
Município de Vespasiano, MG
Linha do Centro - km 620,740 (1928)   MG-0515
Altitude: 681 m   Inauguração: 01.06.1915
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ribeirão da Mata foi inaugurada em 1915.

Em foto de 1987, dá para ver que era uma estação de madeira (e pelo estilo, não era o prédio original), o que era uma raridade nesse trecho.

Já em 1989, a estação estava em péssimo estado de conservação e a RFFSA afirmava que, abandonada e sem serventia nem como estação nem como alojamento, deveria ser demolida para a construção de um novo prédio. Parece que somente a primeira providência foi tomada.

A linha foi retirada há anos por causa da construção de uma variante que passa muito próxima.

Da estação somente sobrou a caixa d'água, pois até a plataforma foi demolida para a passagem da linha da variante.

1933
AO LADO:
Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 11/3/1933).
1935
AO LADO:
Trem expresso tomba em Ribeirão da Mata (O Estado de S. Paulo, 11/10/1935).
     

Antiga estação de Ribeirão da Mata, provavelmente anos 1950. Acervo Pedro Paulo Resende

Antiga estação de Ribeirão da Mata, provavelmente anos 1950. Acervo Pedro Paulo Resende

A estação em 1987. Foto Edernilton, de Nova Granja, MG

Apenas a caixa d'água sobrou, em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

A linha da variante, em 2003, passando por onde era a estação antiga. Foto Pedro Paulo Resende
 
     
Atualização: 03.08.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.