A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Casa de Pedra
Eng. Caetano Lopes
Jeceaba
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

Linha do Paraopeba - 1931
...

 
E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO CAETANO LOPES (antiga SUASSUHY)
Município de Jeceaba, MG
Linha do Paraopeba - km 498,923 (1928)   MG-2408
Altitude: 846 m   Inauguração: 14.11.1914
Uso atual: abandonada (2006)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Suassuhy foi inaugurada em 1914. Servia, na época ao distrito de São Braz do Suassuhy.

Seu nome atual - Engenheiro Caetano Lopes - homenageia um engenheiro que foi Diretor da Central, em 1922, Caetano Lopes Junior.

Em 1928, a estação já tinha o nome atual. "Apesar de, perante a municipalidade, o engenheiro chefe da Construção ter assumido o compromisso de conservar na estação o nome da sede do distriso a que ela serve, foi aquele nome mudado..." (Max Vasconcellos, 1928).

Após esta estação, a linha atravessa pela primeira vez o rio Paraopeba. Em 2006, a estação ainda estava de pé, abandonada, no distrito do mesmo nome pertencente ao município de Jeceaba.

(Fontes: Max Vasconcellos, 1928; Alessandro Bastos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Locomotiva a vapor na estação, provavalmente anos 1940. Foto Maria das Graças Dias

A estação, em 2006. Fotos Alessandro Bastos
   
     
Atualização: 16.03.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.