A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Sarzedo
Eng, Pedro Paulo
Ibirité
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

Linha do Paraopeba - 1931
...

 
E. F. Central do Brasil (1934-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO PEDRO PAULO
(antiga PARADA DO ONÇA)

Município de Sarzedo, MG
Linha do Paraopeba - km 606,112 (1960)   MG-1209
Altitude: 811 m   Inauguração: 25.10.1934
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A Parada do Onça foi inaugurada em 1934.

Depois de 1960 seu nome foi alterado para Engenheiro Pedro Paulo.

Já foi demolida; em 2003 sobrava apenas uma plataforma coberta de mato e uma placa enferrujada.
     
     
     
Atualização: 02.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.