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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ferrugem
Gameleira
Calafate
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Linha do Paraopeba - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Central do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
GAMELEIRA
Município de Belo Horizonte, MG
Linha do Paraopeba - km 633,753 (1928)   MG-1214
Altitude: 860 m   Inauguração: 20.06.1917
Uso atual: abandonada (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1917
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A ESTAÇÃO: A estação da Gameleira, aberta com a linha em 1917, hoje está totalmente abandonada. Existe uma outra estação com o mesmo nome, bem mais recente e próxima a ela, na linha do metrô de Belo Horizonte. Essa linha acompanha em grande parte do seu percurso, as linhas da antiga Central (linha do Paraopeba) e da RMV (linha de Divinópolis). Aliás, é justamente num ponto bastante próximo da estação da Gameleira que as duas linhas, a ex-Central e a ex-RMV, se separam. O metrô segue acompanhando a linha da MV no sentido da estação de Eldorado. Iniciadas as obras do metrô, que vai paralelo à linha até o Barreiro, o telheiro e a plataforma à frente da estação - que aparece numa das fotos abaixo - foram removidos. Em janeiro de 2007, uma ação civil pública obrigou a FCA e a RFFSA (que havia sido extinta dias antes por medida provisória) a recuperarem a estação em 20 dias. De acordo com o laudo técnico do IEPHA, o imóvel havia sofrido uma série de intervenções, dentre elas a destruição parcial de janelas, paredes e telhado. Entretanto, ainda conservava suas principais características estilísticas. Em 2016, a estação continuava abandonada.

ACIMA: Cargueiro da RFFSA passa lentamente em frente à estação ainda em "boa forma" em 1985 (Autor desconhecido). ABAIXO: O abandono e o descaso em fevereiro de 2013 (Autor desconhecido).

(Fontes: Pedro Paulo Rezende; Alex de Lima; J. H. Buzelin; Renato Cobucci; O Estado de Minas, 12/2009; J. E. Buzelin; "Liminar garante preservação da Estação Ferroviária da Gameleira", 25/01/2007; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 03/1997. Foto José Emílio Buzelin

A estação da Gameleira, c. 1999. Foto Pedro Paulo Resende

A estação da Gameleira, c. 1999. Foto Pedro Paulo Resende

A estação em 11/2009. Foto Renato Cobucci, de O Estado de Minas

A velha estação continua em péssimo estado em julho de 2016. Foto Alex de Lima
 
     
Atualização: 30.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.