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E. F. Vitória
a Minas (1911-1923)
E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1994) |
CONSELHEIRO
MATA
(antiga RIACHO DAS VARAS)
Município de Diamantina, MG |
Ramal de Diamantina - km 936,771
(1928) |
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MG-2112 |
Altitude: 965 m |
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Inauguração: 12.10.1911 |
Uso atual: em pé e bom estado (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911? |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Diamantina, que alcançava esta cidade saindo da estação
de Corinto, na Linha do Centro da EFCB, foi aberto entre os anos de
1910 e 1913 pela E. F. Vitória a Minas, que, depois, em 1923
o repassou à Central do Brasil. Ele funcionou até o
início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados.
Oficialmente o trecho somente foi suprimido pela RFFSA em 1994, mas
segundo consta os trilhos já teriam sido arrancados antes disso... |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Conselheiro Mata foi inaugurada em 1911 com o nome de Riacho
das Varas. Em 1923, teve o nome alterado para o atual (ver caixa
abaixo).
Cem anos depois, na região a maioria das estações
estava preservada, aproveitada para repartições, bibliotecas,
pequenos museus, como as do ramal de Diamantina, cujos trilhos
foram criminosamente arrancados, inaproveitável então
para o turismo ferroviário nascente (Informação
de Reinaldo Faria Tavares, Belo Horizonte, MG, 12/01/2004).
Em 2005, "O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o
Ministério Público Federal assinaram com a prefeitura de Diamantina,
com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
e com a Secretaria do Patrimônio da União um Termo de Ajustamento
de Conduta (TAC) pioneiro para a preservação da Estação Ferroviária
do distrito de Conselheiro da Mata, no município de Diamantina - MG.
O prédio da estação ferroviária foi inaugurado em 1911, na antiga
linha da estrada de ferro Central do Brasil. O imóvel, reconhecido
pelo Iphan como bem cultural, encontra-se em péssimo estado de conservação
e necessita de intervenções urgentes para não desmoronar. A prefeitura
de Diamantina, vendo a situação, procurou o MPMG e demonstrou interesse
em assumir a estação ferroviária para instalar um centro de produção
e exposição de artesanatos. Um TAC então foi firmado pelas partes
interessadas, e, com a assinatura do acordo, a Secretaria do Patrimônio
da União, por meio de sua gerência regional, assumiu a obrigação de
entrar com processo administrativo para a transferência da guarda
provisória e posteriormente a cessão definitiva do imóvel para o município
de Diamantina. Já a prefeitura de Diamantina se comprometeu a executar,
no prazo de 30 dias após a efetiva posse do imóvel, medidas emergenciais
para preservar a integridade do bem cultural. E, depois de aprovado
o projeto pelo Iphan, serão executadas as obras de restauração. O
Iphan exercerá fiscalização e expedirá orientações e recomendações
de natureza técnica para as intervenções necessárias à restauração,
à manutenção, e à adequada destinação do imóvel" (Assessoria
de Comunicação do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa,
11/2008). A estação foi, de fato, restaurada depois
disso. Em 2020 permanecia em excelentes condições, pelo menos externamente.
Imagine um lugar perdido no meio do sertão, um lugarejo que não deve
ter 200 pessoas. Muitas cachoeiras ao redor, trilhas para o pessoal
que gosta do “trecking”, vestígios de muitos antigos garimpos, hoje
proibidos pelo IBAMA. Pena que mataram a ferrovia, ela encaixaria
em tudo que se pensa em turismo numa região agreste, com uma beleza
tosca, só pedra, cascalho, mato rasteiro, árvores de pequeno porte.
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1923
AO LADO:Mudança de nome para
o atual (O Estado de S. Paulo, 30/5/1923)
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1923
AO LADO: Incorporação
da estação à Central do Brasil (O Estado
de S. Paulo, 24/1/1923).
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1933
AO LADO: Acidente em Conselheiro Mata (O Estado
de S. Paulo, 29/12/1923). |
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Ronald Colombini
Junior; Reinaldo Faria Tavares; Assessoria de Comunicação do Ministério
Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa, 2008; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Communicação, 1928). |
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A estação de Riacho das Varas, sem data. Autor desconhecido |
A estação em 04/06/2005. Foto Ronald Colombini Junior |
A estação restaurada, em 4/7/2012. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação restaurada, em 4/7/2012. Foto Christopher Chris |
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Atualização:
24.03.2020
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