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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Rodeador
Conselheiro Mata
Barão de Guaicuí
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Vitória a Minas (1911-1923)
E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1994)
CONSELHEIRO MATA
(antiga RIACHO DAS VARAS)
Município de Diamantina, MG
Ramal de Diamantina - km 936,771 (1928)   MG-2112
Altitude: 965 m   Inauguração: 12.10.1911
Uso atual: em pé e bom estado (2020)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Diamantina, que alcançava esta cidade saindo da estação de Corinto, na Linha do Centro da EFCB, foi aberto entre os anos de 1910 e 1913 pela E. F. Vitória a Minas, que, depois, em 1923 o repassou à Central do Brasil. Ele funcionou até o início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados. Oficialmente o trecho somente foi suprimido pela RFFSA em 1994, mas segundo consta os trilhos já teriam sido arrancados antes disso...
 
A ESTAÇÃO: A estação de Conselheiro Mata foi inaugurada em 1911 com o nome de Riacho das Varas. Em 1923, teve o nome alterado para o atual (ver caixa abaixo).

Cem anos depois, na região a maioria das estações estava preservada, aproveitada para repartições, bibliotecas, pequenos museus, como as do ramal de Diamantina, cujos trilhos foram criminosamente arrancados, inaproveitável então para o turismo ferroviário nascente (Informação de Reinaldo Faria Tavares, Belo Horizonte, MG, 12/01/2004).

Em 2005, "O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal assinaram com a prefeitura de Diamantina, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com a Secretaria do Patrimônio da União um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pioneiro para a preservação da Estação Ferroviária do distrito de Conselheiro da Mata, no município de Diamantina - MG. O prédio da estação ferroviária foi inaugurado em 1911, na antiga linha da estrada de ferro Central do Brasil. O imóvel, reconhecido pelo Iphan como bem cultural, encontra-se em péssimo estado de conservação e necessita de intervenções urgentes para não desmoronar. A prefeitura de Diamantina, vendo a situação, procurou o MPMG e demonstrou interesse em assumir a estação ferroviária para instalar um centro de produção e exposição de artesanatos. Um TAC então foi firmado pelas partes interessadas, e, com a assinatura do acordo, a Secretaria do Patrimônio da União, por meio de sua gerência regional, assumiu a obrigação de entrar com processo administrativo para a transferência da guarda provisória e posteriormente a cessão definitiva do imóvel para o município de Diamantina. Já a prefeitura de Diamantina se comprometeu a executar, no prazo de 30 dias após a efetiva posse do imóvel, medidas emergenciais para preservar a integridade do bem cultural. E, depois de aprovado o projeto pelo Iphan, serão executadas as obras de restauração. O Iphan exercerá fiscalização e expedirá orientações e recomendações de natureza técnica para as intervenções necessárias à restauração, à manutenção, e à adequada destinação do imóvel" (Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa, 11/2008). A estação foi, de fato, restaurada depois disso. Em 2020 permanecia em excelentes condições, pelo menos externamente.

Imagine um lugar perdido no meio do sertão, um lugarejo que não deve ter 200 pessoas. Muitas cachoeiras ao redor, trilhas para o pessoal que gosta do “trecking”, vestígios de muitos antigos garimpos, hoje proibidos pelo IBAMA. Pena que mataram a ferrovia, ela encaixaria em tudo que se pensa em turismo numa região agreste, com uma beleza tosca, só pedra, cascalho, mato rasteiro, árvores de pequeno porte.

1923
AO LADO:Mudança de nome para o atual (O Estado de S. Paulo, 30/5/1923)
1923
AO LADO: Incorporação da estação à Central do Brasil (O Estado de S. Paulo, 24/1/1923).
1933
AO LADO: Acidente em Conselheiro Mata (O Estado de S. Paulo, 29/12/1923).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Ronald Colombini Junior; Reinaldo Faria Tavares; Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa, 2008; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928).
     

A estação de Riacho das Varas, sem data. Autor desconhecido

A estação em 04/06/2005. Foto Ronald Colombini Junior

A estação restaurada, em 4/7/2012. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação restaurada, em 4/7/2012. Foto Christopher Chris
   
     
Atualização: 24.03.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.