A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Costa Lacerda
Florália
Pantame
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1935 -1975)
RFFSA (1975-1996)
FLORÁLIA
Município de Santa Bárbara, MG
Ramal de Nova Era - km 680,858 (1960)   MG-4431
Altitude: 645 m   Inauguração: 20.03.1935
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD, dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada, fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6 (Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS INFORMAÇÕES
 
A ESTAÇÃO: A estação de Florália foi inaugurada pela Central do Brasil, em 1935. O prédio já foi demolido.

ACIMA: Mapa de 1948 mostrando a linha na região de Floralia. A estação aparece à direita, a cerca de 1,5 da cidade no mapa. PARA VER UMA AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA (Arquivo Publico Mineiro).

AO LADO: Inauguração da estação de Floralia em 1935 descreve a estação e seu pátio (Jornal do Brasil. 4/3/1935).
(Fontes: Marcos Leg; Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Florália, possivelmente anos 1950. Acervo Marcos Leg

A estação demolida: somente as fundações, em 27/2/2010. Foto Carlos Latuff
     
Atualização: 29.12.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.