A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Roça do Brejo
Santo Hipólito
Monjolos
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Vitória a Minas (1910-1923)
E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1994)
SANTO HIPÓLITO
Município de Santo Hipólito, MG
Ramal de Diamantina - km 891,175 (1928)   MG-1250
Altitude: 509 m   Inauguração: 21.12.1910
Uso atual: sede da EMATER   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Diamantina, que alcançava esta cidade saindo da estação de Corinto, na Linha do Centro da EFCB, foi aberto entre os anos de 1910 e 1913 pela E. F. Vitória a Minas, que, depois, em 1923 o repassou à Central do Brasil. Ele funcionou até o início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados. Oficialmente o trecho somente foi suprimido pela RFFSA em 1994, mas segundo consta os trilhos já teriam sido arrancados antes disso...
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Hipólito foi aberta em 21/12/1910. Ou teria sido antes, em 14 de setembro (ver caixa abaixo)?

A cidade já tinha um porto fluvial, onde o Barão de Guaicuhy tinha uma frota de vapores que seguiam até Sabará e outras cidades onde o rio era navegável.

O municipio foi criado, desmembrado do de Corinto, em 1962.

Em 2012, o rio das Velhas ali recebia o esgoto da cidade, estava assoreado e morto. A estação, sem trilhos, estava ainda ali, conservada e servindo de sede para a EMATER e de biblioteca municipal.

Em 8 de abril de 1909, o jornal O Estado de S. Paulo publicava que "após dezoito annos de interrupção da navegação a vapor no rio das Velhas, começa hoje a navegar entre os portos da Senhora da Glória, Santo Hippolito e Brejo, até a estação Beltrão ou Bocca da Matta, à margem da Estrada de Ferro Central, o primeiro rebocador a avapor da 'Empresa Industrial do Rio das Velhas', que alli explora madeiras" (O Estado de S. Paulo, "Há Um Século", 8/4/2009). Em 27 de agosto de 1910, uma notícia do mesmo jornal informava que o trecho de linha de Corinto a Santo Hipólito já estava pronto. A estação, porém, consta como inaugurada somente em dezembro desse ano.
1909-10
AO LADO:
Notícias da estação, quando o ramal ainda estava em construção pela E. F. Vitoria-Minas
1910
AO LADO:
Inauguração da estação marcada para 14 de setembro. Porém, parece que foi adiada para o dia 21 de dezembro (O Estado de S. Paulo, 11/09/1910).
1923
AO LADO: Incorporação da estação à Central do Brasil (O Estado de S. Paulo, 24/1/1923).
1934
AO LADO: Trem cai da ponte próximaa Santo Hipolito (O Estado de S. Paulo, 11/8/1934).

1939
AO LADO:
Enchentes na região da estação (O Estado de S. Paulo, 28/1/1939).
(Fontes: Pedro Paulo Rezende; João Batista Filho; O Estado de S. Paulo, 1909, 1910, 1923 e 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; http://biblioteca.ibge.gov.br, entrada em 8/4/2009)
     

A estação de Santo Hipólito em 2002. Foto Pedro Paulo Resende

A estação em 2009. Foto João Batista Filho

A estação em 2012. Foto João Batista Filho
     
Atualização: 28.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.