A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Porto Faria
Varzea da Palma
Buritis
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975-1996)
VARZEA DA PALMA
Município de Várzea da Palma, MG
Ramal de Pirapora - km 962,575 (1928)   MG-3092
Altitude: 498 m   Inauguração: 01.02.1910
Uso atual: Museu Histórico (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Pirapora, que saía da estação de Corinto, chegou em 1910 a Pirapora, às margens do rio São Francisco, mas para curzar o rio através de uma ponte ferroviária, levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência (Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto, com a maior afluência de tráfego na linha para Monte Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi desativada, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam chegar a Belem do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até hoje (2003), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre a ponte do São Francisco...
 
A ESTAÇÃO: A estação de Varzea da Palma foi aberta em 1910.

"Demolindo ou restaurando? Operários que se encontravam na estação informaram que estavam revisando o madeiramento do telhado. Encontrei um andante que dizia ser filho de um funcionário da Central do Brasil, porém dizia nada com nada. A área do pátio é imensa, cravada na rótula central da cidade. A prefeitura faz intervenções, estão asfaltando a área do pátio. À noite é um breu enorme. Há quem diz que os trilhos serão arrancados e a estação demolida. Está tudo limpinho, como se o trem estivesse pra chegar" (Rodrigo Cabredo, 06/2005).

Não muito tempo depois, a estação foi restaurada pela Prefeitura: "Venho através deste informar que a nossa tão querida estação ferroviária da cidade de Várzea da Palma, Minas Gerais esta atualmente restaurada e está sendo usada como Museu Histórico da cidade" (Brasiane Ferraz Campos, 05/2006).

"Interessante a desproporção entre a plataforma, muito extensa, e o prédio da estação, pequeno, acanhado. Pegar trem aí, num passado cada vez mais distante, devia ser barra pesada, numa terra sertaneja, calorenta. Conversei com um local, homem de uns sessenta e poucos anos e motorista há 40, conforme ele mesmo me disse. Ele se lembra da Central, nos tempos de infância porém e curiosamente não manifestou simpatia pela volta do trem a Várzea da Palma, segundo ele um problema para o trânsito da cidade. Vá entender o ser humano... Infelizmente na reforma do prédio, para se converter em Casa da Cultura, pela ação de um arquiteto se foram todas as insígnias da EFCB. Uma pena" (Gutierrez L. Coelho, 12/04/2009).

E em outubro de 2010, uma grade metálica já separa a plataforma da linha. Medida de segurança, pois o trem havia voltado a circular pelo ramal em 2008, mas ao mesmo tempo uma agressão à beleza original do prédio.

(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Brasiane Ferraz Campos; Rodrigo Cabredo; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 06/2005. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 06/2005. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 06/2005. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 06/2005. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 06/2005. Foto Rodrigo Cabredo

A estação já restaurada, em 10/04/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação com grade na plataforma, em 10/2010. Foto Gutierrez L. Coelho
     
Atualização: 15.10.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.