A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ramal do Cais do Porto:
Heredia de Sá
Arará
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1942-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-)
ARARÁ
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 10,738 (1960)   RJ-4759
Altitude: 1 m   Inauguração: 01.11.1895
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942?
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Arará foi inaugurada em 1942 (cf. Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960) como estação terminal do ramal do Caes do Porto, que partia da estação de Heredia de Sá.

Com o tempo, a construção da linha cargueira Japeri-Arará acabou com o ramal e a estação tornou-se terminal desta nova linha.

Não consegui a data de sua desativação. se é que ainda não está operante, já que é uma estação de carga e não para trens de passageiros.


ACIMA: Pátio e estação de Arará em 1952 (Autor desconhecido).
     

A estação de Arará em 1952. Autor desconhecido

A estação de Arará. Autor e data desconhecidos
 
     
     
Atualização: 02.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.