A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Triagem
Heredia de Sá
Jacarezinho
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Central do Brasil (1908-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-
HEREDIA DE SÁ
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 5,708 (1928)   RJ-1302
Altitude: 4 m   Inauguração: 15.02.1908
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Heredia de Sá foi inaugurada em 1908.

Como estava na linha original, que foi desativada há anos pela construção do trecho final da linha cargueira Japeri-Arará, a estação não existe mais.

Este trecho de linha, que corre em grande parte do trecho paralelo à linha cargueira, está hoje debaixo de terra em diversos pontos, passando dentro de uma imensa favela.

1922
AO LADO:
Desastre na estação (O Estado de S. Paulo, 20/2/1942).

1940
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 9/4/1940).

     
 
     
     
Atualização: 07.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.