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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Taboões
Caiapó
Andrade Costa
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1905-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAIAPÓ
Município de Vassouras, RJ
Linha Auxiliar - km 146,295 (1960)   RJ-4303
  Inauguração: 02.05.1905
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caiapó foi inaugurada em 1905, "a pedido dos moradores do logar", já pela Central do Brasil. O livro Memória Histórica da Central do Brasil, de 1908, em sua página 522, cita a data de abertura como sendo 2 de maio e não 30 de junho, como consta no Guia Geral de 1960. A estação servia, em 1928, à povoação de Sucupira, à direita da linha, sentido Entre-Rios. A partir de 1996 a linha foi praticamente abandonada, embora cedida em concessão à FCA. Na região de Caiapó, os trilhos ainda existem, cobertos de mato: longe da civilização, fica difícil de serem furtados, como aconteceu em outros pontos da linha. "Saindo da estação de São Cristóvão até Engenho de Dentro, de lá mais ou menos 1 hora até Japeri, seguindo de ônibus por mais 1 hora até Arcozelo e adiante a bordo de uma van que me deixou no meio da rodovia onde uma placa indicava 'Tabõoes'. Só que a parada do mesmo nome estava beem longe dalí. Mas por sorte, consegui uma abençoada carona num trator que me deixou em Caiapó. Daí era só caminhar uma distância de pouco mais de 3 km até a parada de Tabõoes. Fácil né?" (Carlos Latuff, 2/5/2009).
(Fontes: Carlos Latuff, 2009; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Manuel Fernandes Figueira: Memória Histórica da EFCB, 1908; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Restos da estação ao lado de trilhos cobertos de mato em 2/5/2009. Foto Carlos Latuff
   
     
Atualização: 12.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.