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VXY Mogiana em MG
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Thomas Coelho
Cavalcanti
Engenheiro Leal
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1908-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997- )
CAVALCANTI
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 13,716 (1928)   RJ-1269
Altitude: 33,150 km   Inauguração: 15.02.1908
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cavalcanti foi inaugurada em 1908. Seu nome era uma homenagem a Mathias Cavalcante de Albuquerque, encarregado do tráfego da Central, e cujo apelido era Gungunhana.

Max Vasconcellos (1928) cita a data de sua inauguração como sendo 13/02/1908. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita essa mesma data como a de abertura da estação.

Realmente, um horário da Auxiliar publicado em 13 de fevereiro de 1908 parece ser o primeiro a anunciar a estação, já com o nome Cavalcanti.

O prédio atual não é o mesmo original da linha.


ACIMA: Localização da estação de Cavalcanti (Guia Levi - mapa dos anos 1940).
     

A estação de Cavalcanti, sem data. Foto cedida por Wanderley Duck

A estação de Cavalcanti, em 2003. Foto Carlos Latuff

Entrada para a estação, em 03/2007. Foto Anderson
     
     
Atualização: 13.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.