A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ilha das Moças
Alfredo Maia
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Melhoramentos (1902-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
ILHA DAS MOÇAS
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km   RJ-4516
Altitude: -   Inauguração: 07.01.1902
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: Uma estação no Cais do Porto do Rio de Janeiro? Seria Ilha das Moças, da Linha Auxiliar? No livro "A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro: o Resgate da sua memória", há um determinado texto que diz: "No dia 7 de janeiro de 1902, foi inaugurada a linha entre Alfredo Maia (ponto inicial) e Mangueira, com 4,044 km, raio mínimo de 120 m e rampa máxima de 0,12%, terminando na antiga Ilha das Moças, já naquele tempo unida ao litoral pelos trabalhos de aterro feitos a expensas da companhia. Neste trecho algumas obras de arte foram construídas e havia as paradas de Mangueira, Alfredo Maia e Ilha das Moças" - este é um trecho da reportagem do jornal Correio da Manhã de 8/1/1902.

Cita-se, também, como data de abertura o dia 7/1/1901.

Esta Ilha das Moças aparece em alguns mapas do começo do século XX e final do século XIX. Após as obras de aterro e remodelação da zona portuária do Rio de Janeiro, esta ilha, como diversas outras e várias praias, foram extintas e o litoral retificado para o Cais do Porto. Há uma imagem desta ilha que parece ser única - ver abaixo. Chama a atenção uma construção até hoje presente no Cais do Porto do Rio de Janeiro, em frente à Rodoviária Novo Rio. Ele parece ser uma cabina de sinalização ou fiscalização dos trens que cruzavam a Av. Rodrigues Alves no sentido do porto do Rio de Janeiro. No Google Street View o prédio pode ser visto, mas não parece ser uma cabina. Teria sido uma estação? Seria esta a estação de Ilha das Moças? Abaixo (ver mais abaixo), uma imagem do Google Street View de fevereiro de 2010 mostrando a casa semelhante a uma estação (à esquerda) e a PN na Av. Rodrigues Alves (no centro), hoje já totalmente asfaltada. À direita fica a rodoviária Novo Rio, que não aparece na imagem (O texto desta página é uma adaptação de um texto escrito em dezembro de 2010 por Eduardo P. Moreira),


ACIMA: A ilha das Moças, em desenho de 1845 (Gravura de Louis Buvelot).
ACIMA: Mapa da baía de Guanabara em 1847 (Joaquim Raimundo de Lamare - Planta hidrographica da bahia do Rio de Janeiro).

ACIMA: Neste mapa de 1922, as obras de aterro e retificação do Porto do Rio de Janeiro já estavam praticamente concluídas. Reparem a linha que saía das proximidades de Praia Formosa (antiga, a de passageiros) e Alfredo Maia. Neste ano ainda não existia a Estação Barão de Mauá nem a Rodoviária Novo Rio e a linha cruzava o Canal do Mangue (em PN que existe ainda hoje) chegando ao local onde ficava a antiga Ilha das Moças. Este mapa já a mostra unida ao continente. Reparem também que havia um pequeno ramal que entrava na fábrica de gás, próxima ao Cais do Porto. Por este ramal passavam apenas vagonetes carregados de carvão, e pelo que eu ouvi de uma testemunha, funcionou até meados da década de 1960 (Carta do Districto Federal - Serviço Geográfico Militar - Instituto Pereira Passos).

ACIMA: Estão traçadas as linhas existentes ou que já existiram (não todas) no Google Earth em 2013, exceto as linhas da EFCB (Google Earth - desenhos Eduardo P. Moreira).
ACIMA: O prédio, ou casas, como queiram, à esquerda atrás do muro, que pode ter sido a estação de Ilha das Moças. Foto de 2003 (Google Street View).

(Fontes: Eduardo P. Moreira; Henrique Hübner; Google Earth; Google Street View; Correio da Manhã, 8/1/1902; Helio Suevo: A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro: o Resgate da sua memória; Serviço Geográfico Militar: Carta do Districto Federal, 1922- Instituto Pereira Passos; Joaquim Raimundo de Lamare: Planta hidrographica da bahia do Rio de Janeiro, 1847; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 27.05.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.