A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
(até c. 1970):
Eden
Rocha Sobrinho
Prata
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil - Linha Auxiliar (1914-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
MRS (1997-)
ROCHA SOBRINHO
Município do Mesquita, RJ
Linha Auxiliar - km 30,380 (1928)   RJ-1318
Altitude: 8 m   Inauguração: 29.12.1914
Uso atual: estação da MRS (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rocha Sobrinho foi inaugurada em 1914 (cf. o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960).

A estação de Rocha Sobrinho em 2003 estava reformada e operacional, sob os cuidados da MRS, onde existia um pátio de manobras da atual linha cargueira Japeri-Arará. O funcionário de lá dizia então que todas as estações e paradas desta estação até Japeri haviam sido demolidas pela própria RFFSA.

Os trens de passageiros passaram por ali até xxxx.


ACIMA: A estação de Rocha Sobrinho quando ainda recebia trens de passageiros (anos 1950, provavelmente) e em 2015. Reparar na diferença de altura do leito em relação à plataforma. O levantamento do leito deu-se nos anos 1970, quando da instalação da linha cargueira (Autores desconhecidos).

ACIMA: A estação e pátio comparando 1987 (esquerda) e outubro de 2022 (direita), ainda tendo movimento por parte da concessionária MRS - CLIQUE SOBRE A MONTAGEM PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Todas as fotos por Edson Vander Teixeira nas datas citadas).

(Fontes: Carlos Latuff; Anderson Novaes)
     

A estação de Rocha Sobrinho, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação de Rocha Sobrinho, em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2014. Foto Anderson Novaes
     
     
Atualização: 22.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.