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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Cintra Vidal
Terra Nova
Thomas Coelho
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
TERRA NOVA
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 10,906 (1928)   RJ-2323
Altitude: 24 m   Inauguração: 20.11.1910
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Terra Nova teria sido inaugurada em 1905 ou 1910?. O primeiro ano foi do livro de Max Vasconcellos, mas a estação teve uma inauguração noticiada em jornal da época em 20 de novembro de 1910, quando "em regojizo por esse melhoramento, a população daquella localidade offereceu artísticos mimos ao diretor da E. F. Central, dr. Paulo de Frontin e sua exma. esposa" (O Estado de S. Paulo, 21/11/1910). Parece ter sido um erro de grafia do livro, pois o dia e o mês do jornal e o do livro conferem. Teria sido a inauguração de um prédio novo para a parada, que por sua vez seria na época um estribo apenas? Segundo Max Vasconcellos, em 1928, esse nome foi "encontrado na localidade ao tempo da construção da linha. À esquerda avista-se o morro do Urubu". Em 1958, um vereador carioca propôs a mudança de noma da estação para o de Washington Luiz, ex-presidente da República. Não se sabe se houve a mudança efetivamente (Folha da Manhã, 17/7/1958). Em 1960 a estação ainda existia. A estação foi mais tarde (quando?) desativada e demolida.
CONFLITO EM TERRA NOVA - INDIGNAÇÃO POPULAR - Houve hoje (18 de fevereiro) à 1 hora da tarde mais ou menos um conflito entre populares na estação de Terra Nova. Um dos agressores fugiu escondendo-se na máquina do trem SA-10, escapando o outro para o lado da locomotiva. Os populares quiseram assaltar a máquina, sendo impedidos pelo maquinista, que foi alvejado por tiros de revolver, saindo gravemente ferido. O agressor foi preso. (O Estado de S. Paulo, 19/2/1911). Nota do autor: era domingo de carnaval.

ABAIXO: Reparar na foto ao pé da página, mostrando a estação hoje desativada e demolida, que o seu ponto exato era aqui, em 2011: basta ver as duas casas que ficam atrás, nas duas fotografias (Foto Carlos Alberto Ramos).


(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Anderson __; CBTU; O Estado de S. Paulo, 1910-1911; Folha da Manhã, 1958; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Terra Nova, sem data. Foto do site da CBTU

Esta passarela era o acesso à estação. Foto Anderson, 03/2007


Onde o TUE está passando ficava a estação. A linha mais à direita é da MRS. Foto Anderson

     
Atualização: 13.03.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.