A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cintra Vidal
Terra Nova
Thomas Coelho
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Melhoramentos (1895-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-?)
TERRA NOVA
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 10,906 (1928)   RJ-2323
Altitude: 24 m   Inauguração: 01.11.1895
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada E. F. Melhoramentos foi construída a partir de 1892. Em 1895 foi aberta a linha entre a estação de Mangueira e a da atual Honorio Gurgel. Em março de 1898 foi entregue o trecho até Paraíba do Sul. Até Três Rios foi logo em seguida e em 1911 alcançou Porto Novo do Cunha, anexando o ramal deste nome, que teve a bitola reduzida para métrica, a mesma da Auxiliar. O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos já havia sido incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Terra Nova foi inaugurada em 1895 (cf. Horario dos Trens de Suburbios da E. F. Melhoramentos do Brasil, publicado pelo jornal Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 1/11/1895). Foi portanto uma das estações originais da linha.

O primeiro ano foi do livro de Max Vasconcellos, mas a estação teve uma inauguração noticiada em jornal da época em 20 de novembro de 1910, quando "em regojizo por esse melhoramento, a população daquella localidade offereceu artísticos mimos ao diretor da E. F. Central, dr. Paulo de Frontin e sua exma. esposa" (O Estado de S. Paulo, 21/11/1910). Esta data foi citada como a de inauguração da estação por Max Vasconcellos (1928), mas ela já existia, provavelmente como parada simples, desde 1895, conforme jornais da época.

O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, cita a data de 20/11/1905 como a de abertura da estação. A terceira data diferente.

Guias de horários da Melhoramentos de 1898 e da Auxiliar de 1904 não citam a estação, mas são horarios de trens de longo percurso e não de suburbios.


Segundo Max Vasconcellos, em 1928, o nome de Terra Nova foi "encontrado na localidade ao tempo da construção da linha. À esquerda avista-se o morro do Urubu".

Em 1958, um vereador carioca propôs a mudança de nome da estação para o de Washington Luiz, ex-presidente da República. Não se sabe se houve a mudança efetivamente (Folha da Manhã, 17/7/1958).

Em 1960 a estação ainda operava (cf. Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

A estação foi mais tarde (quando?) desativada e demolida.

CONFLITO EM TERRA NOVA - INDIGNAÇÃO POPULAR - Houve hoje (18 de fevereiro) à 1 hora da tarde mais ou menos um conflito entre populares na estação de Terra Nova. Um dos agressores fugiu escondendo-se na máquina do trem SA-10, escapando o outro para o lado da locomotiva. Os populares quiseram assaltar a máquina, sendo impedidos pelo maquinista, que foi alvejado por tiros de revolver, saindo gravemente ferido. O agressor foi preso. Nota do autor: era domingo de carnaval.


1911
AO LADO: Conflito em Terra Nova (O Estado de S. Paulo, 19/2/1911).


ACIMA: Reparar na foto ao pé da página, mostrando a estação hoje desativada e demolida, que o seu ponto exato era aqui, em 2011: basta ver as duas casas que ficam atrás, nas duas fotografias (Foto Carlos Alberto Ramos).

(Fontes: Carlos Alberto Ramos; Anderson __; CBTU; O Estado de S. Paulo, 1910-1911; Folha da Manhã, 1958; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Terra Nova, sem data. Foto do site da CBTU

Esta passarela era o acesso à estação. Foto Anderson, 03/2007


Onde o TUE está passando ficava a estação. A linha mais à direita é da MRS. Foto Anderson

     
Atualização: 12.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.