A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Morro Azul
Sacra Família
Barão do Amparo
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1914-1963)
E. F. Leopoldina (1963-1970)
SACRA FAMÍLIA
Município de Paulo de Frontin, RJ (veja o bairro)
Ramal de Jacutinga - km 127,883 (1928)   RJ-1352
x   Inauguração: 30.05.1914
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Ramal de Jacutinga teve a sua origem na Cia. E. F. União Valenciana, aberta em 1871 e que ligava Valença a Desengano (Juparanã). Em 1880, foi prolongada até Rio Preto. Somente em 1910, com a criação da Rede Viação Fluminense, da Linha Auxiliar encampada pela EFCB, foi que se abriu um ramal unindo Governador Portella a Barão de Vassouras e daí se fez a bitola mista, pela linha do Centro, até Desengano, unindo-se Portella a Rio Preto, ao mesmo tempo em que se prolongava a linha até Santa Rita do Jacutinga, na Rede Sul-Mineira, onde a ela se ligou em 1918. Para que tudo isso se concretizasse foi necessário também a redução de bitola da antiga Valenciana de 1m10 para métrica. Em 1963, o trecho entre Portella e Barão de Vassouras foi entregue à Leopoldina, enquanto o trecho restante continuou com a Central. Mas de 1971 a 1973 os dois trechos foram extintos e os trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: O povoado da Sacra Família já existia desde o início do século 18. Em 1750, foi elevado a freguesia, e o crescimento continuou, incentivado pela abertura da Estrada da Polícia, em 1820. Segundo escreveu Alexandre Siqueira, "A Estrada da Polícia tinha início em Iguaçu, passando por Rodeio e Sacra Família, indo até o Rio Paraíba. Sai de Rodeio outra estrada até Paracambi, com destino ao Rio de Janeiro. Essa era a Estrada Presidente Pedreira, que escoava o café, vindo de Resende e Barra do Piraí. Ainda havia outra variante do caminho Novo do Tíngua, que saía na Estrada de Palmas. Esses caminhos interligavam Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Iguaçu, Paraíba do Sul e Sacra Família". A estação ferroviária foi inaugurada em 1914. "Pára o trem em várias estações, Paes Leme, Sertão, Bonfim, Vera Cruz e Conrado Niemeyer, até alcançar risonho centro de população, com aspectos de progresso, Portella. Em Portella o viajante escolhe. Segue para Entre Rios, na composição vinda de Belém, ou toma novo comboio, de máquina a gasolina, rumo de Vassouras. Vai passando, neste caso, por Morro Azul e se lhe apraz desce na estação de Sacra Família, localidade fluminense. Mais conhecida deverá ser, pela salubridade do clima e formosura da paisagem em alpestre. Estação ferroviária asseada, constitui a melhor antecâmara de qualquer lugar, mormente de recreio. A estação da Sacra Família é por isso boa antecâmara e recomenda seus zeladores" (Revista Eu Sei Tudo, 02/1930). A linha de Jacutinga foi suprimida em 1971. Segundo informações de Jorge Alves Ferreira, nada mais existe hoje da estação.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros do ramal de Jacutinga pararam nesta estação de 1914 a 1970. Na foto à esquerda, automotriz que fazia parte do percurso, principalmente na região de Vassouras. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre os trens de passageiros do ramal e os horários em janeiro de 1964 (Guias Levi). (Guias Levi).
(Fontes: Jorge Alves Ferreira; Emilio Gallois; Rodrigo Cabredo; Eu Sei Tudo, 1930; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1930. Foto da revista Eu Sei Tudo

A estação em 1933. Foto Emilio Gallois

A estação, possivelmente anos 1960. Autor desconhecido
     
     
Atualização: 09.04.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.