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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Piedade
Quintino
Cascadura
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro II (1876-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervias (1997-)
QUINTINO
(antiga CUPERTINO, DR. FRONTIN e QUINTINO BOCAIUVA)
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 14,357 (1928)   RJ-2320
Altitude: 40 m   Inauguração: 01.05.1876
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Cupertino foi inaugurada em 1876.

Depois, por volta de 1897, teve o nome alterado para Dr. Frontin.

Com a morte de Quintino Bocaiúva, em 1912, a estação passou a ter o nome do político.

Hoje é uma estação utilizada pelos trens de subúrbio do Rio de Janeiro, com o nome de Quintino, abreviado já há muitos anos.

"Em 1912, já eletrificado, o bonde de Jacarepaguá serviu de cortejo fúnebre do republicano histórico Quintino Bocaiúva (1836-1912). O Senador Quintino possuía uma chácara no subúrbio na então Estação de Cupertino. Antes de morrer, ele pediu para ser sepultado no Cemitério de Jacarepaguá. O féretro veio do centro do Rio pelo trem da Central, em Cascadura, o cortejo seguiu de bonde até o Pechincha" ( www.acija.org.br/site/ histjpa.htm).

Atualmente a estação serve aos trens metropolitanos da Supervia.


ACIMA: Estação de Quintino e passarela sobre a linha no tempo em que os suburbios do Rio de Janeiro ainda eram limpos (O Malho, 21/7/1923).

1923
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 19/2/1923).

1927
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 11/11/1927).

1933
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 2/9/1933).
(Fontes: Eduardo Pereira Moreira; Anderson __; www.acija.org.br/site/histjpa.htm; O Malho, 1923; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Doutor Frontin, por volta de 1910. Acervo Eduardo P. Moreira

Estação de Quintino em 2007. Foto Anderson
 
     
     
Atualização: 16.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.