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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Encantado
Piedade
Quintino
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Dom Pedro II (1873-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-)
PIEDADE
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 13,120 (1928)   RJ-2319
Altitude: 35 m   Inauguração: 11.04.1873
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Piedade foi inaugurada em 1873. O lugar era conhecido pelo nome da estação, Gambá: "No momento de expansão ferroviária do Império em direção à Zona Norte da cidade do Rio, o Imperador resolveu fazer uma parada em uma região onde havia vários gambás. Por conta disso, o lugar ficou conhecido como Parada Gambá ou Estação Gambá", explica o historiador André Nunes.

Como o nome não agradava a muita gente, uma moradora do bairro decidiu escrever uma cartinha para o diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, no fim do século 19. O texto era o seguinte: "Por piedade, doutor, troque o nome da nossa estaçãozinha". O apelo acabou dando certo. "O diretor respondeu: 'Minha senhora, será feito. E o nome do bairro será Piedade'. Ela gostou, e o bairro ficou assim", diz o historiador.

Em 1899 foi estendida a ela a iluminação por acetileno (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 489).

Na primeira década do século XX foi construído um novo prédio para a estação (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 509).

Hoje é uma estação utilizada pelos trens de subúrbio do Rio de Janeiro. Perto dela, desde os anos 1950, está a Universidade Gama Filho, conhecida por ser a primeira universidade que se instalou nos subúrbios cariocas.

1888
AO LADO:
Salvos do atropelamento na estação (A Provincia de S. Paulo, 6/9/1888)

1917
AO LADO:
Violencia na estação é julgada dois anos mais tarde, em 1915 . (O Estado de S. Paulo, 25/01/1917)

1922
AO LADO:
Suicidio na estação de Piedade (O Estado de S. Paulo, 28/2/1922)

1922
AO LADO:
Atropelamento na estação de Piedade (O Estado de S. Paulo, 14/7/1922)

1932
AO LADO:
Acidente na estação de Piedade (O Estado de S. Paulo, 22/6/1932)


ACIMA: Localização da estação de Piedade (Guia Levi - mapa dos anos 1940).

ACIMA: A estação de Piedade, possivelmente anos 1960 (Autor desconhecido).

ACIMA: TUE da Supervia parado na estação de Piedade em janeiro de 2015 (Foto Eduardo Pereira Moreira).

(Fontes: Eduardo Pereira Moreira; Evandro Alves; Anderson Silva; André Nunes; Carlos Latuff; André Nunes; CBTU; Manuel Fernandes Figueira: Memória Histórica da EFCB, 1908; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A estação em 1910. Jornal do Brasil

A estação em 1959. Foto do site da CBTU


Estação de Piedade em 2007. Foto Anderson


A estação como é em julho de 2007. Foto Carlos Latuff
   
     
Atualização: 11.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.