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VXY Mogiana em MG
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Riachuelo
Sampaio
Engenho Novo
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro II (1885-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
SAMPAIO
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 7,742 (1928)   RJ-2317
Altitude: 17 m   Inauguração: 1885
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sampaio foi aberta em 1885.

Hoje é uma estação de trens metropolitanos. A sua parte externa (entrada da rua) ainda é de tipo "antiga", ou seja, não houve reforma para transformá-la numa estação "moderna" em sua fachada. Está bem cuidada.

1887
AO LADO: Morte na estação de Sampaio (A Provincia de S. Paulo, 13/9/1887)..

1914
AO LADO: Anúncio publicado em "A Vida Moderna" de 14/5/1914 mostra um laboratório químico junto à estação de Sampaio (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA AMPLIAR).
1924
AO LADO: Desastre na estação de Sampaio (O Estado de S. Paulo, 11/1/1924)..
1924
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 14/12/1924).
1939
AO LADO: Morte na estação em 1939 (O Estado de S. Paulo, 9/2/1939).

ACIMA: A saída do acesso subterraneo à estação de Sampaio em 1955. O prédio de embarque parece ser o de trás, à direita (Ultima Hora, 27/7/1955 - Acervo Publico do Estado de S. Paulo).

(Fontes: Anderson _; O Estado de S. Paulo, 1924 e 1939; A Vida Moderna, 1914; Última Hora, 1955; Max Vaxconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

   

A estação em 1910. Jornal do Brasil

A saída do acesso subterraneo à estação de Sampaio (Ultima Hora, 27/7/1955)

A saída do acesso subterraneo à estação de Sampaio (Ultima Hora, 27/7/1955)

A estação em 04/2009. Foto Anderson

A estação em 04/2009. Foto Anderson
 
     
Atualização: 18.01.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.