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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Sampaio
Engenho Novo
Silva Freire
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Dom Pedro II (1858-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-2013)
ENGENHO NOVO
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 8,630 (1928)   RJ-1384
    Inauguração: 1858
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenho Novo foi aberta em 1858. Na primeira década do século XX foi construído um novo prédio para a estação (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 509). Nessa época,
ACIMA: Acidente no Engenho Novo, em 1934 (Revista Noite Ilustrada, 1934). ABAIXO: Rua 24 de Maio (esquerda), acompanha a linha da Central (direita) no bairro do Engenho Novo, provavelmente anos 1950 (Foto Tibor Jablonsky).

a EFCB informava que "a estação dava correspondência com os bondes de Villa Izabel e outros" (Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o volume, Imprensa Nacional, 1902). Hoje, sem bondes, é estação operada pela empresa Supervia.
(Fontes: José E. Buzelin; Anderson Silva, 2007; Tibor Jablonski; Revista Noite Ilustrada, 1934; __: Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o volume, Imprensa Nacional, 1902; Manuel Fernandes Figueira: Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 509; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 02/1989. Foto José E. Buzelin

Cabine 3 de Engenho Novo, em 02/1989. Foto José E. Buzelin

Estação do Engenho Novo em 2007. Foto Anderson Silva
     
     
Atualização: 25.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.