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Silva Freire
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E. F. Central do Brasil (1923-anos 1960)
Supervia (2012-)
SILVA FREIRE
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 9,106 (1928)   RJ-1513
Altitude: 21 m   Inauguração: 1923
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2012
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Silva Freire foi aberta em 1923 (segundo Max Vasconcellos. Mas pode haver um erro, pois ela parece ter sido realmente aberta em 1926 (ver caixas abaixo) e servia somente para cargas. Os passageiros se utilizavam da estação do Engenho Novo, muito próxima.

Foi extinta nos anos 1960.

A estação esteve para ser reativada há alguns anos, mas... "Antes de começarem sua reconstrução, só existia ali a velha plataforma e o acesso. Conversava com os clientes do Méier e eles me diziam que ali era a estação desse nome. Começou a obra e levantaram em altura a plataforma e construíram as escadas para o acesso, mas a obra parou. Ouvi dizer que seria chamada de Méier 2 (ridículo). Na posição que ela está, só serviria aos ramais diretos" (Anderson, março de 2003).

Finalmente, em 2012 ela estava sendo reativada e, agora, para passageiros. Segundo o governo fluminense, "reformada pela SuperVia, conta agora com novo mezanino, coberturas nas plataformas de embarque e desembarque, passarelas para pedestres e piso tátil. A estação servirá como parada para trens semidiretos (ramais Japeri e Santa Cruz), contribuindo ainda para o melhor fluxo de passageiros nas estações Méier e Engenho de Dentro".

1923
AO LADO:
É definido o nome da nova estação (O Estado de S. Paulo, 26/5/1923).


1924
AO LADO:
Acidente nas obras de construção da estação de Silva Freire causou morte (Ainda estava em construção a estação?) (O Estado de S. Paulo, 3/4/1924).

1925
AO LADO:
As obras de construção continuavam (O Estado de S. Paulo, 8/3/1925).

1926
AO LADO: Inauguração da estação de Silva Freire - somente para uso de cargas (O Estado de S. Paulo, 6/11/1926).

1928
AO LADO:
Em 1928, a Central anunciou a construção de uma estação de cargas em Silva Freire. Teria ela sido realmente construída? (Folha da Manhã, 24/3/1928)

1935
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 30/7/1935)

1935
AO LADO:
Desastre com feridos (O Estado de S. Paulo, 31/12/1935)

1939
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 16/7/1939).


ACIMA: A estação em março de 2012, antes da reinauguração. Vê-se o novo TUE chinês, então recém-chegado para a SuperVia (Foto Salvador Scofano, 12/3/2012).

(Fontes: Salvador Scofano; Anderson Souza; Wanderley Duck; Jorge A. Ferreira Jr.; Folha da Manhã, 1928; O Estado de S. Paulo, 1923, 1924, 1925 e 1939; Central do Brasil: relatório anual, 1923; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1923, na época de sua inauguração. Foto do relatório da EFCB desse ano

A estação, em foto sem data. Foto cedida por Wanderley Duck

A atual estação, sem funcionar, em 02/2007. Foto Anderson Souza
     
     
Atualização: 08.08.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.