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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Meier
Todos os Santos
Engenho de Dentro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Dom Pedro II (1868-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
TODOS OS SANTOS
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha do Centro - km 10,189 (1928)   RJ-2318
Altitude: 27 m   Inauguração: 1868
Uso atual: em ruínas (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Todos os Santos foi aberta em 1868.

Já foi desativada há muitos anos - por volta de 1970. "A RFFSA na época fechou Rocha, Todos os Santos e Encantado por atacado e foi simulando reparos (manutenção) nas estações para que os trens não parassem lá para ver o impacto na população, até que em um dia o trem nunca mais parou" (Adenilson S. de Souza, 25/4/2015). Sobraram apenas poucas ruínas do prédio ao lado dos trilhos.

1920
À ESQUERDA:
Atropelamento na estação (O Estado de S. Paulo, 19/1/1920).

1923
À ESQUERDA:
Atropelamento na estação (O Estado de S. Paulo, 14/3/1923).

ACIMA:Plataforma da estação em 1929 (O Malho).

(Fontes: Anderson --,; Julio C. Silva; Jorge A. Ferreira; Adenilson S. de Souza; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação nos anos 1920. Foto Jornal do Brasil

Ruínas da estação, em 02/2007. Foto Anderson

Idem, 05/2009. Foto Julio Cesar Silva
     
     
Atualização: 20.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.