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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Guilherme da Silveira
Bangu
Viegas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-2014)
BANGU
Município do Rio de Janeiro, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 31,089 (1928)   RJ-1479
Altitude: 40 m   Inauguração: 01.05.1890
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1936
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bangu foi aberta em 1890 como um prédio de tábuas, que ainda existia em 1928, segundo Max Vasconcellos. O nome provinha do morro que ficava ao lado.

Em frente à estação ficava o jardim da fábrica de tecidos Bangu, que deu origem ao time de futebol do mesmo nome. A fábrica fechou, o time ainda funciona.

Somente em 1936 (data colocada no dístico da estação) foi entregue a estação atual, em alvenaria, que hoje serve aos trens metropolitanos da Supervias.


ACIMA: Estação (circulo), ferrovia (linha preta), estrada principal (em rosa) e bairro de Bangu, sem data (Autor desconhecido).

1936
AO LADO:
Morte na estação (Correio de S. Paulo, 22/7/1936).

1939
AO LADO:
Outra morte na estação (O Estado de S. Paulo, 21/12/1939).


ACIMA: Clique sobre a foto para ler a reportagem sobre um desastre em Bangu em 1914 (A Época, 3/5/1914).

ACIMA: Pátio e estação de Bangu em 1936 (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação de Bangu em 28/4/2011 (Foto Rafael Asquini).

(Fontes: Rafael Asquini; Rodrigo Cunha; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: A Época, 1914; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Bangu, sem data. Autor desconhecido

A estação de Bangu em 2003. Foto Rodrigo Cunha

A estação de Bangu em 2003. Foto Rodrigo Cunha

A estação em 28/4/2011. Foto Rafael Asquini
   
     
Atualização: 31.05.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.