A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Padre Miguel
Guilherme da Silveira
Bangu
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1948-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-)
GUILHERME DA SILVEIRA
Município do Rio de Janeiro, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 30,196 (1960)   RJ-3441
Altitude: 37 m   Inauguração: 27.11.1948
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Guilherme da Silveira foi aberta em 1948, já como típica estação de trens de subúrbio. Recebeu o nome de um antigo presidente da Companhia Progresso Industrial do Brasil. Hoje é operada pela Supervias. Fica num local cercado de favelas, o que torna o ponto área de risco. A estação fica em frente ao estádio de futebol Moça Bonita, do Bangu A. C..
ACIMA: Na estação em 1948 - provavelmente inauguração (Autor desconhecido).
Um passageiro foi baleado dentro de um trem, na Estação Guilherme da Silveira, em Padre Miguel, na tarde desta sexta-feira, durante um tiroteio entre policiais militares de traficantes da favela Vila Vintém. O tráfego de trens entre as estações de Deodoro e Bangu ficou interrompido por 45 minutos segundo a Supervia. Carlos Alberto Noronha de Oliveira, 45 anos, estava em um trem que estava parado na estação Guilherme da Silveira e não saiu por causa do tiroteio e foi baleado nas costas. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Albert Shweitzer, em Realengo e não corre risco de morrer. Passageiros entraram em pânico. “Todo mundo se jogou no chão, com medo, e as balas passando. Foi um inferno” disse uma passageira. Segundo a Supervia, de 17h20 até 18h05, a circulação dos trens no ramal Santa Cruz e das linhas especiais Bangu e Campo Grande circularam da estação Central do Brasil até Deodoro e de Santa Cruz até Bangu, nos dois sentidos. Policiais contaram que a operação aconteceu após denúncia anônima para o 14º BPM (Bangu) de que bandidos se preparavam para deixar a favela e roubar carros na região. Quando chegaram, os PMs foram recebidos a tiros e uma equipe teria ficado encurralada. Dezenas de policiais foram ao local, com o auxílio de dois veículos blindados (caveirão) e houve novo confronto. Os policiais saíram da favela ao anoitecer, por medida de segurança para a comunidade. Não houve feridos, prisões ou apreensões (...)
AO LADO: Por Marco Antonio Canosa, 26/2/2010.
(Fontes: Rafael Asquini; Marco Antonio Canosa; Daniel Gentili; Jorge Ferreira; CBTU; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, provavelmente nos anos 1980. Foto do site da CBTU

A estação em 28/4/2011. Foto Rafael Asquini

A estação em 28/4/2011. Foto Rafael Asquini
     
     
Atualização: 14.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.