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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-c.1985)
ITACURUÇÁ
Município de Mangaratiba, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 81,522 (1928)   RJ-1474
Altitude: 2 m   Inauguração: 17.11.1911
Uso atual: órgão da Prefeitura (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itacuruçá foi inaugurada em 1911.

Está desativada pelo menos desde os anos 1980, quando o trem de passageiros deixou de passar no trecho entre Santa Cruz e Mangaratiba.

Segundo antigos usuários do trem, da estação não se via o trem chegando, pois havia logo depois dela uma grande curva. Ouvia-se mas não se via o trem.

Foi uma das estações restauradas na época da revitalização de certas estações pela RFFSA. Serve hoje de escritório para a Prefeitura. Hoje passam por ali os trens que transportam minérios para o porto de Guaíba que vêm pela variante desde Japeri.


ACIMA: Estação de Itacuruçá nos anos 1940. A conservação externa já não era grande coisa (Autor desconhecido).

(Fontes: Carlos Latuff; Valeria Porto; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 11/1934. Revista O Cruzeiro

A estação, em 05/2003. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação, em 05/2003. Foto Carlos Latuff

A estação ao fundo, em 05/2003. Foto Carlos Latuff

A estação, em 05/2003. Foto Carlos Latuff

A estação de Itacuruçá em 10/7/2010. Foto Valeria Porto
     
Atualização: 04.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.