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E. F. Central do
Brasil (1910-1975)
RFFSA (1975- c.1985) |
ITAGUAÍ
Município de Itaguaí, RJ |
Ramal de Mangaratiba - km 65,696
(1928) |
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RJ-1473 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 14.11.1910 |
Uso atual: não determinado (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi
inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até
o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itaguaí foi inaugurada em 1910.
Em 1960, o ramal já era praticamente usado somente para transporte
de passageiros: "Toda a produção da região
(de Itaguaí) destina-se ao grande mercado consumidor, que é
o Rio de Janeiro. Apesar de essa área ser servida pelos trens
do ramal de Mangaratiba da EFCB, que ligam a sede-distrito de Itaguaí
ao Rio, com uma média de de três viagens por dia (ida
e volta), preferem os colonos transportar suas mercadorias por caminhão,
embora o frete seja mais caro. Alegam que sendo moroso o transporte
ferroviário e , em se tratando de produtos facilmente perecíveis
- legumes, hortaliças - que é mais compensador o transporte
rodoviário" (Delnida Martinez Alonso, RBG, julho-setembro
de 1960, p. 421).
A partir de meados dos anos 1980, quando foram suspensos os trens
de passageiros para além da estação de Santa
Cruz, a linha naquele trecho, entre essa estação
e a de Brisamar, foi abandonada.

ACIMA: Bilhete de trem para Itaguaí, emitido já pela RFFSA, sem data.

ACIMA: Em 1960, constituía uma das atividades
industriais da região a Companhia Cerâmica de Itaguaí,
localizada próxima da estação ferroviária
de Itaguaí (Foto publicada na Revista Brasileira de Geografia,
em julho-setembro de 1960, p. 428. Autora: Delnida Martinez Alonso).

ACIMA: O célebre trem misto "Macaquinho",
em frente à estação ferroviária
de Itaguaí (Foto publicada na Revista Brasileira de Geografia,
edição de julho-setembro de 1960, p. 421. Autora: Delnida
Martinez Alonso).
ACIMA: Aspecto
do Campo do Maranhão inundado, em Itaguaí, à
margem direita do canal de São Francisco, junto à linha
da Central (Foto publicada na Revista Brasileira de Geografia, edição
de julho-setembro de 1960, p. 394. Autor: DNOS).

ACIMA: Ponte sobre rio, entre as estações Santa Cruz e de Itaguaí (Foto: Felipe Oriente, 2023).
(Fontes: Felipe Oriente, 2023; Edson de Lima Lucas; Julio Cesar da
Silva, 2009; Milton Ribeiro, 2004; Luiz Antonio Doria, 2007; Denilda Martinez Alonso;
IBGE; Revista Ferroviária, 2021; Revista Brasileira de Geografia, 1960;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação ainda em atividade, em 1955. Acervo
Edson de Lima Lucas |

A estação no final dos anos 1950. Autor desconhecido |

A estação, provavelmente anos 1970. IBGE |

A estação de Itaguaí, abandonada em 2004.
Foto Milton Ribeiro |

A estação em novembro de 2007. Foto Luiz Antonio
Doria |
A estação em 11/2009. Foto Julio Cesar da Silva |

A estação de Itaguaí em maio de 2021. Foto Revista Ferroviária |
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Atualização:
14.06.2023
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