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VXY Mogiana em MG
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Viegas
Senador Camará
Santíssimo
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervias (1996-2010)
SENADOR CAMARÁ
Município do Rio de Janeiro, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 33,229 (1928)   RJ-3443
  Inauguração: 01.06.1923
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
À ESQUERDA: Desastre da Central em Senador Camará, em 1933 - CLIQUE SOBRE A FOTO) (Noite Ilustrada, 1933).
A ESTAÇÃO: A estação de Senador Camará foi aberta em 1923. O nome homenageia o antigo Senador Otacílio de Carvalho Camará, morador no bairro carioca de Santa Cruz, próximo a esta estação. Hoje é uma estação dos trens metropolitanos da Supervias - no meio de um local bastante perigoso do Rio de Janeiro.

ACIMA: Tiroteio na estação de Senador Camará em 6 de março de 2009 para trens por 2 horas (VEJA REPORTAGEM DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO CLICANDO SOBRE A FOTO) (Foto Severino Silva - Agência "O Dia" - OESP, 7/3/2009).
(Fontes: Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; O Estado de S. Paulo, 7/3/2009; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
 
     
     
Atualização: 01.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.