A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Belford Roxo
Aurora
Baby
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Rio de Ouro (1911-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1969)
AURORA
Município de Belford Roxo, RJ
E. F. Rio de Ouro - km 28,632 (1960)   RJ-4493
Altitude: 19 m   Inauguração: 22.09.1911
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Aurora, também chamada de Nova Aurora, foi aberta em 1911. Levou o nome da fazenda que existia por ali. Já desapareceu de há muito.

Restou ali próximo apenas a ponte do Saião, que, devido ao desnível atual do terreno em relação a ela quando de seu uso original - notar a escada na foto acima - , nem serve mais para nada.

Segundo o Sr. Ranulfo, historiador de Xerém, a parada de Aurora era apenas uma plataforma com uma cobertura.


ACIMA: Note que o lugar em que está a ponte Saião, o bairro Piam, mudou muito em 40 anos! A começar pelo relevo, cujo nível está diferente do da ponte, o lugar se urbanizou de um lado, com praça e casarões e virou favela de outro. O rio Saião e o Botas, no qual deságua, foi canalizado. A ponte, depois do fim do ramal, foi por algum tempo utilizada como passagem de pedestres, como denuncia a escadinha, depois foi totalmente inutilizada, pois foi construída outra ponte, precária e notícia de telejornal por conta disso e na antiga ponte ferroviária, na extremidade oposta à av. Piam, foi construída uma casa. Inutilizada até hoje a ponte do Saião só serve de "enfeite"! (Foto Julio Cesar da Silva, 12/2009).

(Fontes: Julio Cesar da Silva; Darville Lizis; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     
   
     
     
Atualização: 03.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.