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Indice
de estações
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Rio do Ouro
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Ramal da Represa: Represa
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro
(1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
RIO
DE OURO (RIO D'OURO)
Município de Nova Iguaçu, RJ |
E. F. Rio de Ouro - km 49,800 (1960) |
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RJ-3509 |
Altitude: 41 m |
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Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: sede da AMORDA (2006) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
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HISTORICO DA LINHA:A
Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar
dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de
Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente
saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação
de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado
e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a
estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação
da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford
Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois
da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda
a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram
de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos
1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de
subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais
de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco
foi utilizada na construção da linha 2 do metrô
do Rio de Janeiro. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio de Ouro, ou Rio D'Ouro, foi inaugurada em 1883. A data consta no Guia Geral das E. F. do Brasil de 1960, confirmada pelo anuncio de 15/1/1883 - ver caixa abaixo.
O prédio atual foi, segundo data na fachada em relevo, construído
em 1916. Dali saía um ramal de serviço e com 2,5 km
para a represa, razão da construção da ferrovia
em 1883.
A estação
de Rio de Ouro, ou Rio D'Ouro, inaugurada em 1883, foi
desativada em 1970.
Poucos metros à frente da estação existia em 2006 uma torre de entroncamento
típica da E. F. Rio de Ouro. Era onde a linha se bifurcava.
De um lado ia para a represa,de outro ia para Jaceruba.
Em 2006 o prédio da antiga estação ainda estava
de pé (2006), servindo como sede da AMORDA - Associação
dos Moradores da Região do Rio D'Ouro e adjacências.
Em 2017 ainda estava de pé, mas aparentemente fechada.
NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração desta estação.
1883
AO LADO: Inauguração das estações de Cava e outras 9 estações na E. F. Rio D' Ouro, as primeiras desta ferrovia (A Provincia
de S. Paulo, 16/01/1883). |
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1892
AO LADO: Acidente na ferrovia: deixaram um dos feridos na estação do Rio do Ouro (O
Estado de S. Paulo, 31/8/1892). |
ACIMA: Estações da Rio D'Ouro em atividade por volta de 1928 (data estimada), de acordo com livro não identificado da época.Repaarar que a conexão com as estações da linha Circular da Pavuna (esta, parte da linha Auxiliar) já existia na época (Estações de Pavuna, Agostinho Porto e Belford Roxo) - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA Vê-LA EM TAMANHO MAIOR).
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1939
AO LADO: Acidente na estação (O
Estado de S. Paulo, 25/7/1939). |
ACIMA: A estação do Rio de Ouro (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: O entroncamento em Rio de Ouro. A
estação está à esquerda, fora da foto,
atrás do muro. O leito da linha sobreviveu. No meio, a torre
hexagonal, típica dos entroncamentos da E. F. Rio D'Ouro e
também existente em outros locais. Para a direita, a represa.
Para a esquerda, Jaceruba (Foto Júlio César
da Silva em julho de 2009).
ACIMA: A torre hexagonal, parcialmente
escondida atrás das árvores (Foto Júlio César
da Silva em julho de 2009).
ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010).NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
(Fontes: Allofs Batista; Eduardo P. Moreira;
Julio Cesar da Silva; Flavio Farias de Araújo; Guia Geral de
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79) |
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A antiga estação, em 21/03/2006. Foto Flávio Farias
de Araujo |
A estação em 7/2009. Foto Julio Cesar da Silva |
A antiga estação em 2017. Foto Allofs Batista |
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Atualização:
29.04.2023
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