A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Brum
Encruzilhada
Arraial
...

Linha Norte - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Great Western (1881-c.1934)
ENCRUZILHADA
Município de Recife, PE
Linha Norte - km 4 (1960)   PE-3122
Altitude: 5 m   Inauguração: 20.11.1881
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha
 
A ESTAÇÃO: A estação da Encruzilhada foi aberta em 1881 - todas as estações foram abertas em 20 de outubro na linha da E. F. Recife ao Limoeiro, exceto esta, o que pode ter sido um erro de grafia no Guia Geral de Estradas de Ferro de 1960, entre o Recife e Pau D'Alho. Além do mais, o livro de Cyro Deocleciano de 1886 cita a abertura do trecho no dia 24.

Na estação de Encruzilhada cruzavam-se as linhas da Great Western com as de bitola 1,40 da Companhia de Trilhos Urbanos de Recife a Olinda e Beberibe - as populares Maxambombas - que usavam locomotivas da Manning Wardle, linha esta que continuou em operação até 1920.

Entre maio de 1933 e o ano de 1936, os trens de passageiros passaram a não sair mais de Brum, mas de Cinco Pontas, indo encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife.

A linha de Brum a Camaragibe foi retirada e os trens que seguiam para a Paraíba passaram a fazê-lo através de uma nova ligação entre a antiga Central de Pernambuco, que partia de Coqueiral, nesta linha, até encontrar Camaragibe. A partir daqui, a estação de Encruzilhada foi desativada. Permaneceu o nome do bairro.

Embora não constem mais trens de passageiros partindo do Brum até Camaragibe pela linha antiga desde pelo menos 1936, as estações do trecho - Brum, Encruzilhada, Arraial e Macacos ainda eram citadas no Guia Geral de 1960, o que leva a crer que até essa época a linha e as estações ainda existissem.

ACIMA: O pátio da estação da Encruzilhada está neste mapa de 1932 mais ou menos no centro do mapa. Não há indicação de qual seja o prédio da estação. A linha corre de sul a norte e está assinalada em azul fraco. O mapa não segue a posição norte-sul (Mapa da cidade do Recife, 1932).

(Fontes: Allen Morrison; Flávio Cavalcanti; Cyro Deocleciano, Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Encruzilhada, no início do século
20. Cartão-postal, acervo Allen Morrison

A estação, em 1905. Autor desconhecido, acervo Flavio Cavalcanti
   
     
Atualização: 26.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.