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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Tiúma
Pirassirica
Mussurepe
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Linha Norte - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Great Western (1881-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
PIRASSIRICA
Município de Pau D'Alho, PE
Linha Norte - km 38 (1960)   PE-3829
  Inauguração: 20.10.1881
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pirassirica foi inaugurada em 1881. Sem
Acima, mapa do município de Pau D'Alho, nos anos 1950. De sudeste para o oeste, sentido de Carpina, a linha Recife-Natal. A estação de Pirassirica está a sudeste na linha. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958)
"A estação de Pirassirica está hoje em área militar, o CIMNC - Centro de Instrução Marechal Newton Cardoso. A vila de Pirassirica é uma vila militar, onde ainda existe um posto de administração do exército, é tão antiga quanto a própria linha, acredito que tenha servido aos militares, pois apenas isso justificaria a extensão de sua plataforma de embarque que é de aproximadamente 50m em curva. A caixa d'água esta um pouco danificada mas de pé. A casa da estação foi destruída mas ainda resta sua base" (Sydney Correa, 01/2009). (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958; Guias Levi, 1932-1982; Sydney Correa, 2009)
     

Plataforma da estação, à direita dos trilhos. Foto Sydney Correa, 01/2009

A caixa d'água. Foto Sydney Correa, 01/2009
     
Atualização: 30.01.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.