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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pureza
Timbaúba
Rosa e Silva
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Linha Norte - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Great Western (1888-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
TIMBAÚBA
Município de Timbaúba, PE
Linha Norte - km 118 (1960)   PE-3188
    Inauguração: 08.01.1888
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Timbaúba foi inaugurada em 1888. "A estação terminal de Timbaúba (na época de sua inauguração) achava-se na divisão de águas dos rios Goiana e Paraíba; a região circunvizinha é acidentada, mas as encostas são em geral suaves e muitas entre elas acham-se cobertas até o cimo de campos cultivados" (História de uma estrada de ferro do Nordeste, Estevão Pinto, 1949). Realmente, a estação foi terminal até o ano

ACIMA: Mapa parcial do município de Timbaúba, nos anos 1950. A estação e a sede do município aparecem logo após a linha cruzar o rio Capiberibe-Mirim. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958). ABAIXO: A estação de Timbaúba em 1929 (http:// humordarwinista.blogspot.com).

de 1900, quando a estação seguinte, Rosa e Silva, já visando ligar-se à linha principal da antiga E. F. Conde D'Eu, foi inaugurada. O trecho de Carpina a Timbaúba, originalmente um ramal da estrada que seguia para Limoeiro, com isso, passou a ser parte da linha principal, que passou a ligar o Recife a Natal, via Nova Cruz. "A estação de Timbaúba esta em razoável condição. Não consegui identificar sua atual utilização, mas não está abandonada, pois suas portas e janelas não estão lacradas. A estação fica onde deve ficar uma estação importante: no centro da cidade, próxima, inclusive, da rodoviária. O pátio de sua estação, com 3 vias e grande extensão demonstra a importância da mesma e quão deve ter sido rica a sua movimentação, pois como foi construída dentro da cidade, não poderia servir diretamente a usinas, e sim, ao comércio local, e grande fornecedor de todas as regiões vizinhas" (Sydney Correa, 01/2009).
(Fontes: Sydney Correa; http://humordarwinista.blogspot.com; Estevão Pinto: História de uma estrada de ferro do Nordeste, 1949; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. IV, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1929. http://humordarwinista.
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Pátio de Timbaúba em 01/2009. Foto Sydney Correa

Estação e caixa d'água de Timbaúba em 01/2009. Foto Sydney Correa

Estação de Timbaúba em 01/2009. Foto Sydney Correa
     
Atualização: 29.12.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.