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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
RMV - Linha-tronco
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Soldado Ferrugem
Goiandira
Coronel Pirineus
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Variante:
Pirapitinga
Goiandira-nova
Eng. Raul Gonçalves-nova
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Saída para a linha-tronco da RMV: Catalão
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Saída para o ramal de Ouvidor (1913-1942): Catalão-EFG
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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RFFSA (1978-1996)
FCA (1996-2011)
GOIANDIRA (NOVA)
Município de Goiandira, GO
Linha-Tronco (RMV) - km 1.125,701 (1960)
  GO-1238
Altitude: 813 m   Inauguração: 21.04.1978
Uso atual: estação da FCA (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1978
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: Já existia uma estação em Goiandira desde o ano de 1913 na linha Araguari-Goiandira, da E. F. Goiaz.

Essa estação foi substituída por outra quando a linha da RMV chegou à cidade em 1942, mas continuou ao lado dos trilhos e ativa, pertencendo ao ramal.

A modificação foi para fazer a ligação Monte Carmelo-Patrocínio-Ouvidor e ligar Goiandira a Angra dos Reis através da linha-tronco da RMV.

Uma nova estação, em ponto diferente, foi construída para atender a nova linha e a velha estação ficou pertencendo ao ramal, que passou a sair de outro ponto mais ao sul. As datas oficiais de inauguração do trecho, entretanto, acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho, e para o trecho Patrocínio-Monte Carmelo, a data seria 1937.

Parece que a inauguração descrita acima, em 1944, teria sido uma data política e teria ocorrido dezesseis meses após a festiva entrega da segunda parte do trecho citado.

A estação original de Goiandira, hoje em péssimo estado e abandonada, mas ainda de pé, continua ao lado dos trilhos.

A da RMV, aberta em 1942, está hoje no centro da cidade mas sem trilhos, abrigando repartições públicas.

A atual, aberta em 21 de abril de 1978 (a estação nova fica no km 60,78 da variante, em relação à
estação de Araguari-nova), depois da modificação do traçado a partir de Catalão e da entrega do ramal para Pires do Rio, está ali, fora da cidade, com seus trilhos e como estação da FCA.

Existe ali uma placa: "Trecho Goiandira-Pires do Rio - Construído pela Batalhão Ferroviário e inaugurado pelo Presidente Ernesto Geisel, em 28-07-1978". "Sobre as estações de Goiandira há muitas confusões, mas depois de muito investigar descobrimos algumas coisas: A antiga estação da Goyaz, de 1913 não foi desativada com a chegada da RMV em 1942/1944. Mas, por questões geográficas, a RMV construiu uma estação (em estilo modernista) para a EFG e ficou com o prédio antigo. Ambos os prédios funcionavam ao mesmo tempo, sendo relatado inclusive que, mesmo que os trilhos das duas companhias fossem interligados, os passageiros eram obrigados a descer numa estação, transpor um íngreme morro que as separam para chegar até a outra.

Relatam até que, numa dessas vezes, uma mulher grávida chegou a dar a luz nessa ladeira, no local onde se construiu uma maternidade, até hoje existente. Em 1978 (ou 21/04 ou 28/07) foi inaugurada uma terceira estação, à oeste das outras duas, construídas nos padrões do Batalhão Ferroviário e com uma plataforma de comprimento que hoje nos parece exagerado, porque a partir dela reuniam-se os trens de passageiros vindos de São Paulo sentido Brasília e Rio de Janeiro/Belo Horizonte sentido Brasília
" (Glaucio Henrique Cunha, 02/2009).

Em 2010, a estação original estava em início de reforma com placa do IPHAN; a atual estava muito bem, obrigado, e a da RMV, a única sem trilhos, estava conservada.

(VEJA TAMBÉM GOIANDIRA-RMV E GOIANDIRA-ORIGINAL)


ACIMA: (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) As três estações ainda estão de pé (vide esquema anexo): a)a mais antiga (1913), originalmente EFG repassada à RMV encontra-se em precário estado de conservação. Nela ainda passam trens no sentido Catalão. Ainda tem a inscrição "Goyandira", tem bilheterias e coberturas em telhas planas de amianto imitando ardósia. b)a segunda, construída em 1942/1944 pela RMV para a EFG em estilo modernista, hoje está sem os trilhos e fica bem no centro da cidade. O belo prédio, que também precisa de manutenção, hoje é usado como repartição pública estadual, mas já foi até rodoviária. c) a mais nova, de 1978, hoje é usada pela FCA. Fica na borda oeste da cidade e, das três é a que está em melhor estado de conservação. Dela saem trens sentido Goiânia/Brasília; Araguari; Catalão (hoje ponta dos trilhos) (Glaucio H. Cunha, 02/2009).

ACIMA: Estação de Goiandira, sem data (Foto Alessandro Henrique).

(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Filemon dos Santos Xavier; Fernando Picarelli; Rodrigo Cabredo; RMV: Relatório anual, 1944; Edmar Cesar Alves: Batalhão Mauá: Uma História de Grandes Feitos, Araguari, MG, 2003; José Honório Rodrigues: Correspondência de Capistrano de Abreu, 1954; IBGE, 1954; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação atual de Goiandira, aberta em 1978, em foto de 02/2004. Foto Fernando Picarelli

A estação atual em 2/2010. Foto Glaucio H. Chaves
 
   
     
Atualização: 11.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.